Ambiente

Costa alentejana tem menos 600 mil litros de lixo

NULL
Versão para impressão
Plásticos, papel de alumínio, material de pesca e outros detritos. Em cerca de 15 dias, os voluntários da Brigada do Mar já retiraram da costa alentejana 600 mil litros de lixo. A terceira edição desta iniciativa arrancou dia 05 de maio mas ainda se prolonga até dia 22.

Desde o início da campanha, cerca de 60 voluntários da Brigada do Mar têm estado a limpar, diariamente, a costa alentejana. A ação está a decorrer entre as praias de Tróia e Melides, com o apoio da Câmara Municipal de Grândola. Em quinze dias, os voluntários já percorreram cerca de 38 km.

Rute Novais, da Brigada do Mar, explicou ao Boas Notícias que o tipo de lixo recolhido é sobretudo plástico alimentar, pratas de papel de alumínio e lixo de pesca como redes, ceras e bidões de óleo.

A organização considera que a causa de tanta poluição na nossa Costa se deve, na sua maioria, à pouca consciência das muitas pessoas que vivem diretamente do Mar.

No ano Internacional do Voluntariado, o projeto está a atrair novos e repetentes voluntários vindos de várias zonas do país, incluindo quatro jovens de Espanha que frequentam o programa Erasmus em Portugal e que quiseram contribuir com uma semana dos seus últimos dias no país para deixar a praia mais limpa.

Até ao momento, a Câmara Municipal de Grândola foi a única que mostrou interesse em apoiar a Brigada do Mar – fornecendo equipamento como os tratores para recolha dos sacos de lixo – mas os voluntários mostram-se disponíveis para alargar a iniciativa a outras praias nacionais.

Este fim de semana, dias 21 e 22 de maio, a Brigada do Mar vai estar presente em Tróia para mais uma ação de limpeza, que conta já com 140 voluntários inscritos.

Nestes últimos dias, a brigada conta com o apoio do Tróia Resort que promove um passeio pela envolvente da Caldeira de Tróia assinalando o Dia Internacional da Diversidade Biológica [as inscrições podem ser realizadas através do e-mail live@troiaresort.pt].

[Notícia sugerida por Alice Quintas]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório