Ambiente

Corvo: Energia renovável em vez de esquentadores

NULL
Versão para impressão

Ainda este ano, os moradores do Corvo vão poder aquecer a sua água através de painéis solares, termodinâmicos ou bombas de calor. A iniciativa de substituir os esquentadores tradicionais foi da própria autarquia local e não terá qualquer custo para as famílias.

A Câmara Municipal da Ilha do Corvo vai oferecer aos habitantes da ilha, gratuitamente, novos equipamentos que funcionam com energias renováveis e que vão substituir os velhos esquentadores num esforço de poupar o ambiente e diminuir a conta das famílias com o gás.

Atualmente a ilha do arquipélago açoriano é ainda completamente dependente do exterior para se abastecer de combustíveis. Além dos custos que isso acarreta, é um processo pouco eficiente no inverno, altura em que as condições meteorológicas dificultam o transporte do gás, gasóleo e gasolina por via marítima.

No total vão ser montados 154 aparelhos na casa dos cerca de 400 habitantes. “A instalação dos equipamentos que vão substituir os esquentadores a gás será gratuita. As pessoas não têm que pagar mais nada por isso”, garantiu Manuel Rita.

O projeto custou um total de 700 mil euros e apenas quatro famílias não quiseram aderir.

Com a mudança espera-se que o Corvo se torne uma ilha mais autónoma energeticamente.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório