Mundo

Corno de África: EUA doam mais 12 milhões de euros

NULL
Versão para impressão
Os Estados Unidos vão doar mais 17 milhões de dólares (12 milhões de euros) para combater a crise humanitária no Corno de África, anunciou quinta-feira a secretária de Estado, Hillary Clinton.

 “O que está a ocorrer no Corno de África é atualmente a crise humanitária mais grave do mundo, e a pior que a África oriental assistiu desde há várias décadas”, sublinhou Hillary Clinton, num discurso em Washington, citada pela AFP.

A verba destinada pelo governo norte americano já vai em 580 milhões de dólares (407 milhões de euros). Na segunda feira, o governo tinha anunciado que iam ser atribuídos 105 milhões (73 milhões de euros) para ajuda humanitária ao Corno de África a que agora se juntam mais estes 17 milhões de dólares.

Hillary Clinton, diz que esta ajuda está a chegar a mais de 4,6 milhões de pessoas, através da distribuição de comida, assistência aos malnutridos, grande parte deles crianças, limpeza de água e cuidados médicos.

A chefe da diplomacia americana indicou que 12 dos 17 milhões de dólares em novas ajudas irão para a Somália, país mais afetado pela crise, que também atinge partes do Quénia, Uganda, Etiópia e Djibuti.

Também Espanha anunciou que irá disponibilizar cerca de seis milhões de euros para menorizar esta crise humanitária.

Segundo as Nações Unidas, cerca de 12 milhões de pessoas estão em risco de morrer à fome nesta região do planeta assolada por uma crise humanitária que em três meses resultou na morte de 30 mil crianças.

[Esta notícia foi sugerida por Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório