Cultura

Coreógrafo luso condecorado pelo governo francês

NULL
Versão para impressão
O coreógrafo e bailarino Rui Horta foi agraciado esta semana pelo governo francês com as insígnias de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras na embaixada de França, em Lisboa.

O embaixador de França em Portugal, Pascal Teixeira da Silva, entregou as insígnias a Rui Horta, destacando a sua ligação ao país através da educação da família e pela via profissional.

Pascal Teixeira da Silva sublinhou “os 35 anos de um percurso exemplar como criador de referência no meio internacional da dança”.

“Arriscou percorrer caminhos que poucos arriscariam”, salientou ainda o diplomata, após ter lido uma longa nota biográfica que surpreendeu o coreógrafo “pelo pormenor e profundidade”.

Rui Horta considerou que a condecoração do governo francês constitui um reconhecimento que lhe dá “força para continuar a trabalhar sempre melhor numa profissão maravilhosa”.

O bailarino festeja este ano 35 anos de carreira e 10 anos à frente do centro multidisciplinar de pesquisa e criação O Espaço do Tempo, situado no Convento da Saudação em Montemor-o-Novo, que serve de apoio a outros criadores nacionais e internacionais.

Entre vários prémios, Rui Horta conquistou, em 1992, o primeiro prémio nos Rencontres Chorégraphiques Internationales de Bagnolet, o Bonnie Bird Award, e o segundo prémio do público no Festival International de Nouvelle Danse 92 realizado em Montreal, no Canadá.

Em 1999 recebeu o “Germans Producers Prize”, atribuído de dois em dois anos por um júri de 14 diretores de teatro para premiar trabalhos notáveis da cena independente de dança alemã.  

Em 2001 foi distinguido com o prémio ACARTE (o antigo Serviço de Animação, Criação Artística e Educação pela Arte da Fundação Calouste Gulbenkian) para a melhor produção do ano, e foi condecorado em 2008 com a Cruz de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

[Notícia sugerida pelas utilizadoras Alexandra Luís e Susana Grácio]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório