Inovação e Tecnologia

Copenhagen Wheel, a roda reinventada

Gera energia, mas também é capaz de a poupar para os momentos de maior necessidade. A Copenhagen Wheel, desenvolvida por alunos do MIT - Massachussets Institute of Technology (EUA), pode ser instalada em qualquer bicicleta e está também ligada às red
Versão para impressão
Gera energia, mas também é capaz de a poupar para os momentos de maior necessidade. A Copenhagen Wheel, desenvolvida por alunos do MIT – Massachussets Institute of Technology (EUA), pode ser instalada em qualquer bicicleta e está também ligada às redes sociais, ao ser controlada por uma aplicação para iPhone.

A energia elétrica gerada ao pedalar é armazenada para ajudar em subidas mais íngremes, por exemplo.

“Criámos a Copenhagen Wheel para promover o ciclismo, expandindo a distância que cada um pode percorrer e tornando a experiência mais confortável. Quando as distâncias longas e as subidas íngremes deixam de ser obstáculos, muitas cidades passam a ser acessíveis para os ciclistas”, refere Assaf Biderman, co-diretor do Senseeable City Lab, a unidade especializada no desenvolvimento deste projeto.

A partir do interface iPhone com que é controlada a performance desta roda especial, os utilizadores podem ainda obter informações sobre o trânsito e os níveis de poluíção na zona que estão a atravessar.

O software funciona também como um personal trainer, ao mostrar dados relacionados com a condição física dos utilizadores e ao monitorizar as metas de exercício estabelecidas.

A Copenhagen Wheel ganhou o prémio James Dyson na sua primeira fase, apenas de invenções relativas a estudantes americanos, e vai agora competir com ideias de todo o mundo para o prémio final de 30 mil dólares (cerca de 23 mil euros), a repartir entre a equipa e a escola.

Saiba mais aqui.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório