Sociedade

Coimbra: Experiência todo-o-terreno para invisuais

O sonho vai ser possível graças a um desafio inédito e solidário resultante de uma parceria entre a ACAPO e o piloto português Nuno Matos.
Versão para impressão
Viver as sensações de uma prova de todo-o-terreno num carro de competição pode parecer um sonho impossível para os invisuais mas, este domingo, a experiência vai tornar-se realidade graças a um desafio inédito e solidário resultante de uma parceria entre a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) e do piloto português Nuno Matos. 
 
Com o objetivo de transmitir a portadores de deficiência visual o ambiente e a emoção de um piloto e do respetivo navegador durante uma competição real, a ACAPO vai promover a experiência “TT para quem não vê”. Neste contexto, 25 invisuais selecionados pela associação após inscrição vão ter a oportunidade de participar num co-drive inesquecível para quem tenha paixão por motores.
 
“É um orgulho poder associar-me a esta iniciativa e proporcionar a cada uma destas pessoas as diferentes sensações que experimentamos num carro de competição e, particularmente, numa prova de todo-o-terreno”, disse Nuno Matos, que se prepara para iniciar a participação no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno de 2012, à AutoSport.
 
Inspirado por várias iniciativas da ACAPO, o piloto aceitou mesmo vivenciar uma experiência inédita ao volante do seu Astra Proto: fazer um pequeno percurso de olhos vendados, sendo unicamente apoiado pelas indicações do habitual navegador, Filipe Serra.

“Acho que será a melhor forma de perceber as limitações que estas pessoas experimentam no dia-a-dia e também fundamental para o co-drive que vou depois proporcionar a cada um dos participantes”, salientou o jovem português. 

 
A prova “TT para quem não vê” vai decorrer em Coimbra no dia 26 de Fevereiro, estando a concentração marcada para as 9.00h no Parque da Eco-Via, em Vale das Flores. No percurso, de cerca de 3 km, participará também Carlos Lopes, atual presidente da ACAPO.

A iniciativa da associação é também apoiada pela Câmara Municipal de Coimbra, o Turismo de Coimbra, a Auto Industrial e o P.A. Total/Cepsa Sta. Clara – Coimbra. 

 
[Notícia sugerida por Diana Maria Teixeira Rodrigues]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub