Cultura

Coimbra: Cine-teatro Avenida renasce

Sem esperar subsídios ou apoios do Estado, quatro sócios decidiram recuperar o centenário Cine-Teatro Avenida, em Coimbra. O Theatrix, como foi (re)batizado, voltou a abrir as suas portas esta sexta-feira e promete oferecer à cidade e ao país uma nov
Versão para impressão
Sem esperar subsídios ou apoios do Estado, quatro sócios decidiram recuperar o centenário Cine-Teatro Avenida, em Coimbra. O Theatrix, como foi (re)batizado, voltou a abrir as suas portas esta sexta-feira e promete oferecer à cidade e ao país uma nova oferta cultural. Por lá vão passar espetáculos de música, stand-up comedy, dança e circo.

Joaquim Lourenço é o diretor artístico e apresentou ontem o projeto, que ele próprio definiu, citado pelo Jornal de Coimbra, como “um risco assumido de recuperar uma sala mítica desta cidade, reconvertê-la e apresentar um projeto artístico, cultural e lúdico, inovador na cidade e no país”.

Emídio Guerreiro, Luís Soares, Hélder Sousa e um quarto sócio que prefere manter o anonimato são os investidores do Theatrix e colocaram cerca de um milhão e meio de euros no projeto

O espaço está dotado de capacidade técnica, logística, infraestrutural e cénica. O objetivo é que qualquer tipo de espetáculo possa ali acontecer. “É uma aposta privada, sem fundos públicos”, salientou Joaquim Lourenço, sublinhando que esta sala “será de todos e para todos”.

Resposta “ousada e ambiciosa” contra a crise

O diretor de programação acredita que, em “época de descrença e depressão coletiva, é preciso uma resposta ousada, ambiciosa e de otimismo”. Por isso mesmo classifica este projeto como “serviço público”, justificando que “em Coimbra é difícil fazer alguns espetáculos e o que propomos aqui é uma sala para todo e qualquer tipo de espetáculo”.

Com capacidade para cerca de 900 pessoas, o Theatrix conta com um palco hidráulico, elevatório, com 12 metros e meio de largura e sete metros de profundidade. Trata-se de uma espécie de palco arena, que permite às pessoas verem um espetáculo à frente, atrás ou nas laterais, possibilitando assim diferentes perspetivas

É por esse palco que passarão os mais variados estilos musicais, desde o pop rock à música clássica e ao jazz. No que toca ao teatro, uma das grandes apostas será a stand-up comedy e, numa vertente diferente, o Theatrix receberá ainda espetáculos de dança clássica, contemporânea, jazz e circo contemporâneo.

Com uma programação já traçada até final de novembro – na qual há a destacar a parceria com os Caminhos do Cinema e a realização de todas as “after-party” do festival -, o Theatrix abre com uma proposta a três dias (noites). A noite de inauguração, ontem, contou com Wanda Stuart e os Belle Chase Hotel.

Visite aqui o Facebook do Theatrix para saber mais informação.

[Notícia sugerida pelo utilizador Bruno Melo]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório