Sociedade

Coimbra atribui Honoris Causa a Xanana Gusmão

NULL
Versão para impressão
Xanana Gusmão, Primeiro-Ministro da República Democrática de Timor-Leste, vai receber o grau de Doutor Honoris Causa, pela Universidade de Coimbra (UC). A cerimónia decorre na próxima quarta-feira, dia 28 de setembro, pelas 10h30m, na Sala dos Capelos,  a Sala Grande dos Atos da universidade.

A atribuição do título Honoris Causa ao carismático líder da resistência timorense foi proposta pela Faculdade de Letras (FLUC) com o objetivo de reconhecer “uma figura de invulgar dimensão humana e o político que, com visão lúcida e estratégica, deu um passo tão importante para a afirmação da lusofonia”, explica o diretor da FLUC, Carlos André, em comunicado.

Para este responsável, Xanana Gusmão “espelha a alma timorense e dá mostras da sua identificação com o povo que é o seu”.

Na altura em que liderava a resistência timorense nas montanhas e, mesmo, quando foi preso em Cipinang, Xanana nunca deixou de cultivar o seu espírito. De acordo com as possibilidades dos vários momentos da sua vida, nunca deixou de lado a poesia e a pintura. 

Clique AQUI para conhecer a história de Xanana Gusmão.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório