Sociedade

Classificação da Linha do Tua pode parar barragem

Os defensores da linha do Tua anunciaram esta quinta-feira que conseguiram abrir o processo de classificação da ferrovia transmontana como monumento de interesse nacional, o que poderá travar a construção da barragem de Foz Tua se a decisão for favor
Versão para impressão
Os defensores da linha do Tua anunciaram esta quinta-feira que conseguiram abrir o processo de classificação da ferrovia transmontana como monumento de interesse nacional, o que poderá travar a construção da barragem de Foz Tua se a decisão for favorável.

O Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) aceitou a petição assinada por cerca de cinco mil pessoas para a classificação da Linha do Tua como Património de Interesse Nacional. A petição foi entregue a 26 de março e mereceu agora parecer favorável do Igespar, que abriu um processo de classificação.

Este procedimento implica, segundo a lei, que os imóveis em apreciação “não podem ser demolidos, alienados, restaurados ou alterados”, além de fixar uma zona de proteção de 50 metros onde não pode haver qualquer intervenção sem autorização e parecer prévio do IGESPAR.

A construção da barragem do Foz Tua, ainda em fase de aprovação, compromete a integridade da linha ao prever a submersão de 16 quilómetros de ferrovia. Por isso, muitos populares e governantes regionais têm vindo a insurgir-se contra as obras na histórica linha, considerando que “este património tem elevado potencial para o desenvolvimento turístico para a região e tem que ser preservado e valorizado”, referiram os subscritores da petição enviada ao IGESPAR, em comunicado.

Em dezembro de 1991, uma decisão política determinou o encerramento de metade da centenária linha ferroviária do Tua, entre Bragança e Mirandela, acentuando as assimetrias entre o litoral e o interior de Portugal e deixando algumas localidades à beira do despovoamento total.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório