Ciência

Cientistas atrasam sinais de envelhecimento em ratos

NULL
Versão para impressão
Os cientistas deram mais um passo na compreensão das causas do envelhecimento. O estudo, publicado pela revista científica Nature, assenta no conceito de limpeza das células velhas que o corpo acumula. Numa investigação em ratos, a equipa de investigação conseguiu adiar sinais da idade como rugas, cataratas e a perda de massa muscular.

Esta semana, uma equipa de investigação da Mayo Clinic, dos Estados Unidos, publicou o estudo onde aponta uma nova maneira de travar os sinais e as doenças relacionadas com o envelhecimento.

O envelhecimento do corpo resulta, segundo este estudo, de um fenómeno conhecido como “senescência”, que interrompe o processo natural de divisão das células responsável por manter os tecidos do corpo e dos órgãos a funcionar corretamente.

Segundo o estudo da Mayo Clinic, este fenómeno celular atua inicialmente de “boa fé” para, por exemplo, interromper o processo das células cancerígenas que se dividem incontrolavelmente. 
 
Até uma certa idade, o organismo desempenha com eficiência o processo de limpeza de células senescentes (ou seja, células velhas). Porém, à medida que vamos envelhecendo, o nosso organismo vai perdendo essa capacidade de limpeza.

Os investigadores da Mayo Clinic, no estado de Minnesota, usaram uma técnica para identificar e isolar as células senescentes em ratos e desenvolveram um fármaco que consegue matar apenas essas células.

O que a equipa verificou foi um adiamento “dramático” no desenvolvimento de cataratas e da deterioração muscular, disse o líder da equipa, Jan van Deursen, citado pelo Wall Street Journal  ,  , citado , c, .

Mesmo nos animais mais velhos, que já estavam doentes, embora os efeitos da idade não tenham sido revertidos, os músculos e a deposição de gordura não mostraram mais sinais de envelhecimento.

Clique AQUI para aceder ao estudo.

[Notícia sugerida por Patricia Guedes]  

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório