Saúde

CHC realizou primeiro implante coclear em bebé

Foi realizado com sucesso no Serviço de Otorrinolaringologia do Centro Hospital de Coimbra (CHC) o primeiro implante coclear num bebé com menos de um ano que sofria de surdez profunda.
Versão para impressão
Foi realizado com sucesso no Serviço de Otorrinolaringologia do Centro Hospital de Coimbra (CHC) o primeiro implante coclear num bebé com menos de um ano que sofria de surdez profunda.

A intervenção pioneira em Portugal irá permitir ao bebé de 11 meses “uma audição social normal”, possibilitando-lhe a “compreensão da palavra e a aprendizagem da linguagem”, conforme explicou à Lusa o diretor do serviço, Carlos Ribeiro.

A implantação coclear em crianças com menos de um ano de idade “constitui um marco importante. Quanto mais cedo for implantada, mais cedo a audição e os neurónios serão estimulados e mais capacitada estará para desenvolver capacidades linguísticas”.

Para realizar um procedimento cirúrgico deste género estão muitas questões envolvidas desde o diagnóstico precoce à garantia de que esta é a melhor solução. E depois reunir uma equipa multidisciplinar evoluída que assegure todos os riscos começando pela anestesia que numa criança tão pequena é um desafio.

Segundo o comunicado, “esta é a primeira vez em Portugal que uma criança com menos de um ano de idade recebe um implante coclear. Até então, a criança mais nova sujeita, no Centro Hospitalar de Coimbra, a este tipo de procedimento tinha já 16 meses de idade”.

“A realização desta cirurgia representa o corolário do esforço de um elevado número de profissionais, de áreas muito diversas: Otorrinolaringologia, Anestesia, Audiologia, Terapia da Fala, Pediatria, Neuroradiologia e Genética entre outras”, refere Carlos Ribeiro.

O mesmo responsável estima que em Portugal existam 80 a 100 crianças com menos de um ano que precisam desta tecnologia, com custos da ordem dos 20 mil euros.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório