Saúde

Centros comerciais já dispõem de desfibrilhadores

Desfibrilhadores automáticos externos (DAE) estão a ser colocados nos centros comerciais da Sonae Sierra. Colombo, Vasco da Gama, CascaiShopping, Rio Sul Shopping, LoureShopping, NorteShopping, ArrabidaShopping e GaiaShopping são alguns dos Centros C
Versão para impressão
Desfibrilhadores automáticos externos (DAE) estão a ser colocados nos centros comerciais da Sonae Sierra. Colombo, Vasco da Gama, CascaiShopping, Rio Sul Shopping, LoureShopping, NorteShopping, ArrabidaShopping e GaiaShopping são alguns dos Centros Comerciais que já estão preparados para socorrer uma pessoa em paragem cardiorrespiratória.

Para o cardiologista Guilherme Mariano Pego, presidente do colégio de cardiologistas da Ordem dos Médicos, ouvido pela TVI24, a medida é de aplaudir.

O médico afirma que não há qualquer constrangimento que outras pessoas, com a devida formação, possam manusear estes aparelhos, que são aparelhos simples, mas que podem fazer toda a diferença num ou em dois minutos de separação entre a vida e a morte.

Até ao final de novembro todos os 19 centros comerciais do grupo empresarial devem estar equipados com 28 aparelhos. No total serão 182 vigilantes com formação para utilizar os DAE.

Mariano Pego acha mesmo que esta medida se devia estender a outras grandes superfícies, como estádios de futebol, pavilhões desportivos em que deviam ser obrigatórios por lei.

Por ano, estima-se que cerca de 20 mil pessoas sofrem de paragem cardiorrespiratória inesperada, isto é, de morte súbita.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório