Inovação e Tecnologia

Cegos poderão conduzir veículos no futuro

Graças a um protótipo com tecnologia especificamente desenvolvida para o efeito, os invisuais podem vir a conduzir um veículo de forma independente, conforme anuncia a Federação Nacional de Cegos americana e a Universidade da Virginia responsáveis pe
Versão para impressão
Graças a um protótipo com tecnologia especificamente desenvolvida para o efeito, os invisuais podem vir a conduzir um veículo de forma independente, conforme anuncia a Federação Nacional de Cegos americana e a Universidade da Virginia responsáveis pelo projeto.

A tecnologia que os investigadores desenvolveram contém sensores que permitem ao condutor invisual manobrar o carro baseado na informação que lhe é transmitida sobre o que o rodeia.

Para muitos ainda será ainda uma utopia, mas os investigadores estão determinados a revolucionar a forma como a sociedade continua a percecionar as limitações da cegueira. “Estamos a explorar áreas que eram vistas como inexploráveis”, explica o Dr. Marc Mauer da Federação Nacional de Cegos americana.

“Estamos a dar um passo em frente para fora da teoria de que a cegueira acaba com a capacidade dos seres humanos em contribuir para a sociedade”.

Em cooperação com a empresa Virginia Tech foram assim desenvolvidos mecanismos para tornar possível a condução de veículos por cegos. O condutor irá ter um colete e luvas que vibram à medida que for preciso acelerar ou abrandar e indicar para onde e quando deve virar.

O sistema vai ser colocado à prova na famosa corrida de Daytona, na Florida. Até agora os resultados têm sido “impressionantes” mas de acordo com os responsáveis só será “produzido quando for 100% seguro”.

Para a sociedade serão preciso anos até que seja vista como segura a tecnologia que permite cegos guiarem, mas mais importante é mudar o paradigma da sociedade em relação às limitações reais dos invisuais, conforme defende Marc Mauer .

[Notícia sugerida pela utilizadora Sara Saraiva]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório