Inovação e Tecnologia

Cassete comemora 50 anos

A velha cassete, aposentada pelos CDs e pelos ficheiros áudio, celebra este mês 50 anos.
Versão para impressão
Para os mais novos será um objeto estranho e inútil. Mas quem tem mais de 30 anos, é sinónimo de muita música e momentos inesquecíveis que se guardam com carinho na memória. A velha cassete, aposentada pelos CDs e pelos ficheiros áudio, celebra este mês 50 anos.
 
Foi em Setembro de 1963, nas instalações da Philips, em Amesterdão, que um grupo de engenheiros deu origem à pequena caixa de fita magnética que se iria espalhar pelo mundo. O objetivo era criar um gravador de voz mais prático e portátil mas, em pouco tempo, lhe descobriram outras utilidades.

Comparadas com os discos de vinil – que não podiam ser gravados em casa, além de serem grandes e frágeis – as cassetes eram uma solução prática e económica. 
 

Nos anos 70 e 80, qualquer melómano tinha consigo uma boa coleção de cassetes prontas a entrar na aparelhagem para gravar as melhores músicas que as rádios emitiam.  

Muitas vezes, de tanto tocar, a fita da cassete preferida partia-se. A solução era simples: abrir a cassete e voltar a colar, com simples fita-cola, a parte danificada. E quando a fita enrolava, a caneta BIC servia perfeitamente para rebobinar e corrigir o problema. 

Hoje em dia, a velhinha e analógica cassete foi substituída pelos suportes digitais, mais práticos e com melhor qualidade de som. Embora tenha caído em desuso, a cassete foi pioneira e abriu caminho a métodos de gravação e audição mais simples e portáteis.

Foi, por exemplo, graças à cassete que apareceu o primeiro walkman para que as pessoas pudessem ouvir a “sua” música em qualquer lugar. 

Num mundo dominado pelos registos digitais, este continua a ser um objeto de culto e, ainda hoje, a cassete é um símbolo inconfundível de música e som. 

Notícia sugerida por Elsa Martins

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub