Ambiente

Casas sustentáveis competem em Madrid

Dezassete universidades de todo o mundo disputam, em Espanha, o prémio pela casa mais sustentável e auto suficiente. Até dia 27 os internautas podem votar online na sua casa preferida. Esta é a primeira vez que a competição Solar Decathlon decor
Versão para impressão
Dezassete universidades de todo o mundo disputam, em Espanha, o prémio pela casa mais sustentável e auto suficiente. Até dia 27 os internautas podem votar online na sua casa preferida. Esta é a primeira vez que a competição Solar Decathlon decorre na Europa.

Desde que começou a exposição as casas solares produziram mais do dobro da energia que consumiram, comprovando a sua sustentabilidade e eficiência, dois fatores fundamentais para o júri da competição.

Paredes verdes com plantas, janelas preenchidas com gás e telhados ocupados com painéis solares curvos são algumas das inovações apresentadas nas 17 casas.

A casa que mereceu o prémio de sustentabilidade foi a da Universidade de Paris, mas outras categorias serão premiadas até ao fim do evento. Na internet estão abertas as votações para o prémio do público, que será atribuído dia 27 de junho.

No site da Decathlon 2010 é possível acompanhar a votação ao minuto e também votar na casa preferida. Para ver e conhecer os detalhes de cada casa concorrente selecione a opção “Casas Participantes” no menú “Competición 2010”.



Visitas guiadas (20/06/2010) from SD Europe on Vimeo

As construções dos estudantes podem ser visitadas até ao próximo domingo no espaço da exposição que decorre ao ar livre, em Madrid, nas margens do rio Manzanares.

Realizada pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2002, este é o primeiro ano que a competição decorre fora daquele país. Através de um acordo entre os Estados Unidos e Espanha, o Solar Decathlon vai passar a decorrer anualmente [até agora acontecia de dois em dois anos] realizando-se nos EUA nos anos impares e na Europa nos anos pares.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório