Sociedade

Casamento na festa de Natal dos sem-abrigo em LX

Um homem, que passou 27 anos na rua, casou domingo passado numa cerimónia que decorreu durante a festa de Natal dos sem-abrigo, os mais excluídos da capital. Uma história de vida e amor com final feliz.
Versão para impressão
Um homem, que passou 27 anos na rua, casou domingo passado numa cerimónia que decorreu durante a festa de Natal dos sem-abrigo, os mais excluídos da capital. Uma história de vida e amor com final feliz.

Foi em 2006, durante um serviço de voluntariado da Comunidade Vida e Paz na igreja de São Domingos, na Baixa de Lisboa, que Paulo Fernandes, 40 anos, conheceu Filipa Cunha, que nunca chegou a dormir na rua. Paulo apaixonou-se e no ano passado, durante a festa de Natal daquela associação, subiu ao palco e pediu Filipa em casamento.

Quatro anos depois, o casal oficializou a sua união numa cerimónia que decorreu no domingo passado, durante a festa de Natal da Comunidade Vida e Paz, na cantina da Universidade de Lisboa. Os convidados foram os voluntários e os sem-abrigo. “Tenho muito orgulho em partilhar este dia com eles porque foram as pessoas que estiveram ao meu lado na rua”, explicou emocionado à RTP.

“Conheço a Comunidade Vida e Paz há vários anos. Estive durante 27 anos na rua e 14 agarrado ao álcool. Foi graças à comunidade que mudei a minha vida e recuperei. Hoje sinto que sou um exemplo para aqueles que viviam na rua”, disse à Lusa Paulo Fernandes.

Por seu turno, Filipa diz que “o passado já lá vai” e que “aquilo que interessa é pensar no presente e no futuro”, que acredita que será mais “risonho”.

Em declarações à agência Lusa, a coordenadora da Comunidade Vida e Paz, Elisabete Cardoso revelou que este ano a associação teve mais de mil voluntários – entre eles 35 militares do exército – a prestar assistência aos cerca de três mil sem-abrigo que foram recebidos na Cantina da Cidade Universitária, em Lisboa.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub