Ciência

Carro de espuma para prevenir atropelamentos

Só em Portugal morrem por ano mais de 100 pessoas por atropelamento, sem contar com as que ficam gravemente feridas. Para combater estas vítimas da estrada, a empresa Spira desenvolveu um carro feito de espuma que apresenta um aumento significativo d
Versão para impressão
Só em Portugal morrem por ano mais de 100 pessoas por atropelamento, sem contar com as que ficam gravemente feridas. Para combater estas vítimas da estrada, a empresa Spira desenvolveu um carro feito de espuma que apresenta um aumento significativo de segurança para os peões.

Ao contrário dos tradicionais veículos da cidade, compostos maioritariamente de metal e com um peso a rondar os 600 quilos, o modelo da Spira pesa menos de 150 quilos. Com uma estrutura interior de plástico, o veículo de três rodas é coberto de espuma de poliuretano, o mesmo material das famosas Crocs.





No comunicado de imprensa, o director da empresa Doug Ballard, um norte-americano a residir na Tailândia, salienta que os atropelamentos são a principal causa de morte em todo o mundo de jovens entre os 15 e os 25. Ballart sublinha ainda que 80% das vítimas de acidentes rodoviários estão fora dos automóveis.

Em declarações ao site norte-americano AutoblogGreen, o diretor da Spira explica que decidiu avançar com este modelo depois de viver vários anos na Tailândia, onde o trânsito nas grandes cidades se apresenta caótico e representa uma ameaça constante para os peões menos prevenidos.

O Spira tem um motor Kawasaki Ninja 250, um volante em forma de guiador, travões hidráulicos, e câmaras em vez dos espelhos tradicionais.

Embora ainda seja só um protótipo, o Spira promete ser económico em termos de consumo (Ballar está inclusive a ponderar um modelo eléctrico), seguro (desde que não se esbarre em nenhum camião a alta velocidade), e uma excelente alternativa para condutores que querem trocar o veículo motorizado por um carro.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório