Sociedade

Carnide: Projeto promove troca de artigos e serviços

Em Carnide, existe um projeto que promove a troca de bens e serviços sem gastar um tostão. O Trokaki, criado em Abril de 2013, realiza vários eventos para promover as trocas. A próxima oportunidade para trocar é já este mês, dia 24, num espaço da Jun
Versão para impressão
Em Carnide, existe um projeto que promove a troca de bens e serviços sem gastar um tostão. O Trokaki, criado em Abril de 2013, realiza vários eventos para promover as trocas. A próxima oportunidade para trocar é já este mês, dia 24, num espaço da Junta de Carnide.

por Rute Fidalgo

O Trokaki tem como objetivo dar uma nova vida aos objetos que já não usamos – roupa, brinquedos, artigos para a casa – através de um sistema de trocas que funciona com o recurso a créditos, ou 'troks'. A equipa está também a testar um modelo para, em breve, trocar serviços, ou seja, tempo.

A iniciativa partiu da instituição Horas de Sonho que recebia muito artigos para doação. “Havia muitas pessoas a entregar coisas, mas era preciso escoar os produtos. Daí, decidimos criar um sistema que desse para fazer trocas”, explica Ana Sofia Nobre, responsável pelo projeto, ao Boas Notícias.

O sistema não exige trocas diretas, o que facilita a 'rodagem' dos produtos. “Quando uma pessoa vem aqui à loja pela primeira vez, nós abrimos uma espécie de conta, em que cada artigo doado equivalente a uma certa quantidade de 'troks'”, conta Ana Sofia.

Os produtos doados ficam registados na conta do cliente e são entregues à equipa de triagem (composta por voluntários), responsável por verificar as condições do produto e classificá-lo, consoante uma tabela, que converte os produtos doados em créditos.  

O mínimo que se pode atríbuir a um produto é um 'trok', ou um crédito. Artigos como os livros são classificados com o valor mínimo. “Isto é para incentivar a troca de livros, que é muito importante para as crianças, por exemplo”, acrescenta Ana Sofia.

Troca de serviços já está em fase de testes

Para além de produtos, o projeto está também a testar a troca de serviços, mas a equipa ainda está a trabalhar num modelo de implementação alargado. “Já fizémos um levantamento de serviços disponíveis que passam por manicure, costura, passar roupa a ferro, entre outros”, conta a responsável.

Para além das trocas de produtos e serviços, a Trokaki também promove outras iniciativas, como por exemplo a troca de livros escolares durante as férias de Verão.

“Sabemos que as famílias têm despesas muito elevadas com os livros escolares e esta é uma forma de ajudar a diminuir os encargos dos pais que têm filhos a estudar”, explica Ana Sofia.

Os artigos doados são depositados num armazém e são expostos ao público sempre que há uma 'abertura de loja' itinerante, uma espécie de feira, sempre na zona de Lisboa, onde a Trokaki monta dos seus expositores.

Mas o sonho da equipa é ter uma loja permanente onde possam expor os artigo. “A Horas de Sonho tem um espaço mas é demasiado pequeno pelo que continuamos à procura de um sítio para a loja física”, conta Ana Sofia, salientando que o formato itinerante “também tem vantagens”, já que chega a mais pessoas, pelo que será para manter. 

Próxima iniciativa será no dia 24 de Janeiro

Neste momento, já há cerca de 300 pessoas associadas a este projeto, aberto a 'clientes' de qualquer local. “Há pessoas que vêm a Carnide de propósito só para participarem nas trocas, bem como voluntários que vêm de fora de Lisboa”.

No próximo dia 24 de Janeiro, a Trokaki irá ter a sua próxima 'abertura de loja' itinerante no Espaço Bento Martins, situado no edifício sede da Junta de Freguesia de Carnide. Uma boa oportunidade para doar e trocar todo o tipo de artigos.

Contudo, esta iniciativa não é nova na capital nem no país, já existem inclusivamente vários pontos de trocas em Portugal, como é o caso da BeShop, localizada em Coimbra, que tem um objetivo semelhante ao da Trokaki: dar uma nova vida aos objetos que já não se quer.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório