i9magazine

Carlos Silva: Promotor do empreendedorismo

Versão para impressão

Fundou, com Jeff Lynn, a Seedrs, plataforma online de equity crowdfunding líder na Europa. Além de possibilitar que indivíduos e instituições invistam o dinheiro que desejarem em diferentes start-ups, também permite que empresas de qualquer setor obtenham investimento de forma transparente. A Seedrs foi o primeiro site a nível mundial a ter a sua atividade autorizada e regulada, estando aberto a campanhas de investimento em euros e libras.

Licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Superior Técnico e com um MBA pela Universidade de Oxford, Carlos Silva esteve igualmente na génese da Beta-i, associação que tem como missão apoiar o empreendedorismo em Portugal. Conselheiro e mentor de diversos programas de aceleração de start-ups, como o Seedcamp, Lisbon Challenge, entre outros, Carlos Silva foi distinguido no Reino Unido com o Prémio Young Gun – personalidade promissora com menos de 35 anos.

Inovar é…
Resolver problemas, apresentando soluções que criem valor.

Virtudes de um empreendedor
Uma visão clara e ambiciosa, e a capacidade de inspirar outros e a si próprio.

Coloque por ordem crescente de importância: inovação, tecnologia e ciência.
Questão curiosa. A inovação deve ser o objetivo final, logo o mais importante, enquanto ciência e tecnologia alimentam a inovação. Diria tecnologia, ciência e inovação, mas nenhum deles existe sem os restantes.

A chave para o sucesso é…
Sonho, perseverança e sorte. O sonho cria a ambição e os objetivos e, como falhar faz parte do dia-a-dia, a perseverança impede que se desista ao primeiro falhanço. Por fim, não há sucesso sem sorte.

Quais os benefícios do investimento colaborativo em relação aos capitais de risco?
Complementam-se. Enquanto o capital de risco pode trazer um investidor de referência, logo uma ligação forte, que se envolve na estratégia e dia a dia da empresa, o investimento colaborativo traz centenas ou milhares de ligações fracas, ou seja, pessoas que vão apoiar o negócio, passar a palavra e facilitar apresentações.

Lema de vida
Confesso que não tenho propriamente um lema de vida porque penso que tendem a ser um pouco simplistas. No entanto os valores são importantes para mim e a honestidade é algo que valorizo muito e que penso ser essencial para nos relacionarmos com os outros.

App favorita
Uso várias apps que fazem já parte do meu dia-a-dia. Talvez a última que me tenha surpreendido tenha sido o Outlook para iPhone como cliente de mail.

Hobbies
Gosto muito de viajar e conhecer novas culturas. Agora tenho-me dedicado ao padel tennis.

// www.seedrs.com

O conteúdo Carlos Silva: Promotor do empreendedorismo aparece primeiro em i9 magazine.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub