Saúde

Cápsula é alternativa à colonoscopia

Fazer uma colonoscopia (exame de detecção de, por exemplo, do cancro do intestino) pode ser considerado desconfortável, e a pensar nisso está disponível nos Hospitais da Universidade de Coimbra, e várias unidades privadas, uma alternativa pouco econó
Versão para impressão
Fazer uma colonoscopia (exame de detecção de, por exemplo, do cancro do intestino) pode ser considerado desconfortável, e a pensar nisso está disponível nos Hospitais da Universidade de Coimbra, e várias unidades privadas, uma alternativa pouco económica, mas mais confortável: uma cápsula, que se engole com um simples copo de água.

A medida alternativa foi introduzida em Portugal em 2007 mas devido ao preço elevado, cerca de 1.500 euros, de acordo com o Jornal de Notícias, apenas 37 doentes recorreram a este método de videocolonoscopia.

Calcula-se que a acuidade da cápsula seja de 85 a 90%, em comparação com a colonoscopia ótica. Para Nobre Leitão, gastrenterologista no Hospital dos Lusíadas, embora tenha menor sensibilidade, a qualidade é suficiente para fins de rastreio.

O cancro colorrectal é detetável com uma colonoscopia, pelo que é aconselhável que todas as pessoas com mais de 50 anos a façam. Todavia, por tratar-se de um exame desconfortável, é bastante evitado.

Existe, ainda, outra alternativa: a colonoscopia ótica com sedação, que reúne as vantagens do método mais convencional sem o inconveniente do desconforto.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub