Cultura

Canadá: Progresso científico e cultural luso em debate

O progresso verificado nas áreas da Ciência e da Cultura em Portugal na última década é o tema que vai estar hoje em discussão em Toronto, Canadá, no fórum de estudantes pós-graduados universitários portugueses na América do Norte (PAPS).
Versão para impressão
O progresso verificado nas áreas da Ciência e da Cultura em Portugal durante a última década é o tema que vai estar este sábado em discussão, em Toronto (Canadá), no fórum de estudantes pós-graduados universitários portugueses na América do Norte (PAPS).
 
A associação, que tem o alto patrocínio do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, organizou esta 13ª edição do fórum anual no Canadá depois de ter passado, nos últimos anos, por várias cidades dos EUA.
 
O encontro que decorre na Universidade de Toronto está subordinado ao tema “O renascer português: uma década de crescimento científico e cultural”.
 
Numa síntese, Ricardo Vidal, presidente da PAPS, explicou à agência Lusa que a escolha da temática deste ano baseia-se “no crescimento que se assistiu em Portugal, fundamentalmente devido ao financiamento dado por instituições como a FCT [Fundação para a Ciência e a Tecnologia] a muitos portugueses para bolsas de pós-graduações em universidades americanas, por exemplo no MIT [Massachusetts Institute of Technology] e em Harvard”.
 
“Isso deu origem a que hoje em dia existam mais professores portugueses nas universidades americanas”, acentuou Ricardo Vidal, ele próprio um doutorando em Bioinformática na Universidade Queen's, em Kingston, na província canadiana do Ontário.
 
Participam neste fórum, entre outros oradores, António Coutinho e Miguel Soares (ambos do Instituto Gulbenkian de Ciência), Cláudio Sunkel (Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto) e a cientista e escritora Clara Pinto Correia.
 
A associação, apesar de ter uma maioria de membros na área científica, tem igualmente associados das artes e cultura, razão pela qual colocou este ano em destaque também o último domínio.
 
A organização do encontro da PAPS conta com os apoios da TAP Portugal, do escritório de representação em Toronto da Caixa Geral de Depósitos, Banco Espírito Santo, assim como das empresas Able Translations Able Transports, Mass Dartmouth e LBC Leadership.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório