Negócios e Empreendorismo

Campo de Ourique: Comerciantes combatem a crise

NULL
Versão para impressão
Um grupo de comerciantes do bairro de Campo de Ourique, em Lisboa, recusou aceitar de braços cruzados os efeitos da crise, criando uma rede de lojas que oferece descontos para consumidores e promove os comerciantes aderentes. Neste momento, o projeto “Descontos do Bairro” já integra mais de 70 lojas.

Continuam a aumentar o número de comerciantes que quer aderir à rede de comércio que Maria Lourenço desenvolveu com a ajuda de uma simples impressora e email. “Idealizei uma simples folha A5 que qualquer impressora de casa pode imprimir onde inseri 21 cupões”, conta a proprietária da loja Pé de Pato (calçado infantil). Depois enviou um email com o projeto a 100 lojas locais e a adesão superou as suas expectativas: obteve imediatamente cerca de 40 respostas positivas.

No fundo, explica Maria, é um conceito simples que assenta na criação de “uma rede de descontos imediatos nas lojas do bairro”. A mecânica é simples: quando alguém compra produtos ou serviços numa loja do bairro recebe um cupão com descontos para gastar noutras lojas. Podem ser descontos imediatos de 10% a 20% ou podem ser cupões com ofertas de cinco euros – as possibilidades são várias e dependem na disponibilidade dos próprios comerciantes.

Neste momento, devido à grande adesão dos comerciantes, Maria e outras duas colegas já estão a criar um cartão que irá substituir os cupões, permitindo assim a oferta de mais descontos em mais lojas.

A lojista explica que avançou com a ideia porque sentiu necessidade de lutar contra o “desânimo generalizado dos lojistas do bairro”. E, uma vez que o “dinheiro não sobra”, tentou encontrar uma solução que exigisse o mínimo de investimento possível. A ideia concretizou-se e, agora, o projeto “Descontos do Bairro” já tem um logótipo e uma página no Facebook, inaugurada sábado passado, onde será possível consultar as lojas aderentes.

“Compras únicas a preços únicos”

Como bairrista que é, Maria Lourenço não se cansa de elogiar o bairro onde vive. “Tem todo o tipo de serviços: papelarias, livrarias, eletrodomésticos, as melhores pastelarias, o Melhor Bolo de Chocolate do Mundo”, salienta.

“Sou suspeita, é claro, mas considero que Campo de Ourique é o bairro onde ainda se fazem compras únicas a preços também eles únicos”, diz Maria garantindo que ali se encontram “verdadeiras pérolas”.

“Não é possível que um bairro assim esteja a ser apagado do mapa”, acrescenta. Ainda é cedo para fazer balanços em termos de vendas, alerta Maria, mas pela adesão e divulgação que o projeto está a ter, parece que o comércio de bairro, pelo menos em Campo de Ourique, está para ficar trazendo benefícios para todos: consumidores e comerciantes.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório