Mundo

Campanha solidária ajuda cão cego a recuperar visão

NULL
Versão para impressão
Graças à solidariedade de centenas de pessoas, Caspar, um cão cego desde o nascimento, pôde voltar a ver. A história aconteceu no Reino Unido, onde um grupo de desconhecidos se juntou para ajudar a pagar uma cirurgia pioneira a um Golden retriever que sofria de cataratas nos dois olhos, escreve o jornal The Sun.
 
Caspar foi abandonado com apenas oito semanas de vida e acabou por ser acolhido por uma associação de caridade de Bristol, a Dogs Friends. De imediato, uma das voluntárias do abrigo rendeu-se à doçura do animal e decidiu lançar uma campanha para lhe recuperar a visão. Sally Baker espalhou cerca de 5.000 cartazes perto de sua casa e, em poucas semanas, obteve centenas de respostas.
 
“Crianças enviaram as moedas que tinham no bolso, um homem de 93 anos contribuiu com parte da sua pensão, uma idosa ofereceu 300 dólares porque Caspar a lembrou do seu próprio cão, uma associação de apoio a pessoas com dificuldades de aprendizagem organizou uma caminhada solidária e muitos outros ajudaram a encher latas com dinheiro pelas ruas”, pode ler-se no diário britânico.
 
O esforço conjunto permitiu reunir um montante incrível: 7.000 libras, mais do que o suficiente para a operação. Entretanto, um cirurgião especialista propôs a realização do procedimento – denominado facoemulsificação – por metade do preço habitual (2.000 libras em vez das 4.000 normalmente cobradas). 
 
A cirurgia aos olhos de Caspar – agora com cerca de nove meses de idade – foi bem-sucedida: o animal voltou a ver e, agora, os milhares de libras que restaram serão aplicados em cirurgias a outros três cães da Dogs Friends e ajudarão ainda a financiar dezenas de tratamentos.
 
Em declarações ao The Sun, Sally mostrou-se radiante. “A operação mudou completamente a vida dele. Passou de uma vida de escuridão total a uma cheia de luz e alegria”, frisou, sublinhando que o sucesso da campanha foi “brilhante” e a fez “recuperar a fé na natureza humana”.
 
[Notícia sugerida por Raquel Baêta]
 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório