Em Destaque Sociedade

Campanha de Recolha de alimentos em todo o país nos próximos dias 27 e 28 de maio

Sob o mote “Fazer deste dia, um dia especial está em cada um de nós” a Campanha de Recolha de alimentos vai envolver 21 Bancos Alimentares e mais de 40 mil voluntários
Versão para impressão
por redação

“Cada um de nós pode fazer deste dia um dia especial. É preciso mais para que falte ainda menos”. É este o mote da nova campanha de Recolha de Alimentos dos Bancos Alimentares que se realiza nos dias 27 e 28 de maio.

A campanha vai decorrer em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e Madeira, em mais de 2.000 hiper e supermercados, apelando à solidariedade e ao envolvimento de todos os portugueses para que ajudem quem se encontra em situação de carência alimentar.

Durante todo o fim de semana, mais de 40.000 voluntários vão oferecer o seu tempo e esforço na ação de recolha, que em 2016 reuniu 1.967 toneladas de alimentos. O Banco Alimentar conta ainda com o apoio de várias empresas e entidades, que se associam à causa disponibilizando equipamentos e serviços tais como transportes, publicidade, comunicação, seguros, segurança, alimentação, etc.

Os 21 Bancos Alimentares apoiam de forma regular 2.663 instituições e através destas levam apoio alimentar a 420 mil pessoas com carências comprovadas.

Em 2016, foram recolhidos, ao longo de todo o ano, quase 26 milhões de quilos de comida, números que parecem altos mas que ainda não são suficientes para ajudar todos aqueles que precisam. “É necessário mais apoio e mais voluntários. Deixamos um apelo aos portugueses para que não deixem de participar nesta campanha, expressando a sua solidariedade com os mais desfavorecidos mas, simultaneamente, mostrando que não se conformam com o facto de existirem ainda tantos portugueses que vivem com enormes dificuldades. Participar com tempo e com produtos é expressão de cidadania ativa e contribui para uma sociedade mais justa e coesa” refere Isabel Jonet, Presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome.

“Todo o tipo de alimentos são bem-vindos, mas focamo-nos em produtos básicos como leite, massas, arroz, azeite, cereais e enlatados como feijão, atum, salsichas, entre outros, que permitam uma distribuição mais alargada no tempo”.

Para além da Campanha de recolha de alimentos com voluntários, entre 27 de Maio e 4 de Junho decorre também a Campanha Ajuda Vale em supermercados e nos postos da GALP e BP. No mesmo período, decorre ainda a Campanha online, no site www.alimentestaideia.pt, que permite a qualquer pessoa apoiar esta causa a partir de casa ou mesmo estando fora do país.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório