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Calçado português prepara promoção mundial

Em 2011 a indústria portuguesa de calçado ambiciona chegar a todo o mundo. O plano de promoção internacional inclui 140 empresas, 70 iniciativas, 16 países, cinco continentes e 10 milhões de euros, avança o jornal Expresso.
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Em 2011 a indústria portuguesa de calçado ambiciona chegar a todo o mundo. O plano de promoção internacional inclui 140 empresas, 70 iniciativas, 16 países, cinco continentes e 10 milhões de euros, avança o jornal Expresso.

A APICCAPS (associação dos industriais do calçado) e a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) assumem a internacionalização como a “grande prioridade estratégica” do setor, por isso prevêem investimentos inéditos em mercados como a Austrália, Índia e Turquia.

Consolidar a posição relativa do calçado português nos mercados externos, diversificar o destino das exportações, abordar novos mercados e trazer novas empresas para o processo de internacionalização são os quatro pilares da acção a desenvolver nas maiores feiras da especialidade, como a MICAM, em Milão, e a GDS, na Alemanha, mas também em fóruns de nicho, desde Las Vegas a Tóquio, Moscovo e Xangai.

59 milhões de pares exportados em 2009

Todo o processo será acompanhado de uma campanha de imagem do calçado português nos mercados externos que levará marcas e sapatos portugueses às principais revistas internacionais da especialidade.

Em 2009, Portugal exportou 59 milhões de pares para 132 países. No seu conjunto, as empresas do setor  registaram um volume de vendas de 1,3 mil milhões de euros, 93% dos quais no mercado externo.

O segundo trimestre de 2010 fechou com as exportações do setor a crescerem 4,3% e a chegarem a 17 novos mercados.

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