Ambiente

Bruxelas quer oceanos em bom estado até 2020

A Comissão Europeia quer que as águas marinhas estejam em bom estado ambiental e estabeleceu 2020 como meta final para esse objetivo. Para Bruxelas, as águas marinhas estão em bom estado ambiental quando constituem oceanos e mares dinâmicos e ecologi
Versão para impressão
A Comissão Europeia quer que as águas marinhas estejam em bom estado ambiental e estabeleceu 2020 como meta final para esse objetivo. Para Bruxelas, as águas marinhas estão em bom estado ambiental quando constituem oceanos e mares dinâmicos e ecologicamente diversos, sãos e produtivos.

Para conseguir esse objetivo no período estabelecido de 10 anos, o executivo europeu irá ajudar os 27 países a desenvolver estratégias coordenadas para cada mar regional e depois comparar os progressos entre as regiões.

Foram estabelecidos critérios de avaliação do estado ambiental das águas que têm em conta a diversidade biológica, as populações de peixes, os contaminantes, assim como os lixos e o ruído.

“Queremos que os nossos mares sejam sãos e produtivos. A decisão de hoje representa um primeiro passo para o estabelecimento de objetivos precisos, com vista à obtenção de um bom estado ambiental. A adopção da decisão relativa aos critérios e às normas metodológicas de avaliação do bom estado ambiental das águas marinhas constitui uma nova etapa no desenvolvimento da estratégia da UE em matéria de biodiversidade pós-2010”, explicou o comissário europeu do Ambiente.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório