Ambiente

“Brigada do Mar” limpa praias alentejanas

O movimento "Brigada do Mar" surgiu no ano passado. Voluntários de todo o país limparam uma extensão total de areal de 30 quilómetros entre as praias de Tróia e Melides e recolheram cerca de 30 toneladas de lixo. Este ano, os voluntários da "Brigada
Versão para impressão
O movimento “Brigada do Mar” surgiu no ano passado. Voluntários de todo o país limparam uma extensão total de areal de 30 quilómetros entre as praias de Tróia e Melides e recolheram cerca de 30 toneladas de lixo. Este ano, os voluntários da “Brigada do Mar” percorrem 45 quilómetros da costa alentejana, até ao dia 23 de maio.

Em ação desde o dia 8 de maio, os voluntários aproveitaram as suas semanas de férias de trabalho para “tornar Portugal num país mais bonito”. É o caso de Áurea: “Tirei duas semanas de férias para me juntar a esta causa, porque acredito que juntos conseguimos fazer a diferença”, conta ao Boas Notícias.

“Com praias tão bonitas, que mais ninguém tem, é um crime terem tanto lixo. Estou aqui para limpar, estou entre amigos, para que juntos e no final possamos desfrutar desta beleza natural”, reforça Rita, também incluída no grupo de voluntários da Brigada do Mar, um movimento que este ano reúne diariamente cerca de 40 pessoas.

A iniciativa tem ganho maior visibilidade desde o ano passado e, por isso, também o número de voluntários aumenta.

De acordo com Rute Novais, que mobiliza a Brigada do Mar desde o início do projeto, “sentimos que este ano as pessoas estão mais curiosas em relação à Brigada e como é o segundo ano de ação, começam a acreditar que vamos dar continuidade ao projeto e tiraram férias para participar connosco – aliás, como todos nós fizemos”, refere.

Todos os dias aparecem novos voluntários dispostos a ajudar a causa e a organização espera cerca de “50 pessoas, possivelmente mais” na ação do próximo fim de semana.

As várias toneladas de detrito recolhidas nos 45 quilómetros de costa alentejana percorridos serão recolhidas para efeitos de reciclagem, posteriormente à responsabilidade das entidades responsáveis. 

Acompanhe diariamente o trabalho realizado pelos voluntários da Brigada do Mar no blogue oficial (http://brigadadomar.blogspot.com), onde são também divulgadas as descobertas mais insólitas que se fazem nos areais das praias alentejanas e onde se pode inscrever para participar neste projeto, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Grândola.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório