Cultura

Brasil: favelas são “coloridas” por duo holandês

Um duo de artistas holandeses decidiu dar uma nova imagem mais colorida a diversas favelas brasileiras. A própria comunidade foi convidada a participar na iniciativa, ajudando a pintar casas e murais, para que o seu bairro não fique conhecido apenas
Versão para impressão
Um duo de artistas holandeses decidiu dar uma nova imagem mais colorida a diversas favelas brasileiras. A própria comunidade foi convidada a participar na iniciativa, ajudando a pintar casas e murais, para que o seu bairro não fique conhecido apenas pelo seu historial de pobreza e violência.

Tudo começou em 2006, quando Haas & Hahn – nome artístico de Jeroen Koolhaas e Dre Urhah – se empenharam na pintura de dois grandes murais na favela de Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro. Assim nasceu o projeto “Favela Painting“, que contou com a ajuda de jovens daquela comunidade e rapidamente se tornou num motivo de orgulho para os moradores.

“Aqui não há apenas marginais e bandidos. Há muita gente com talento aqui na comunidade”, conta Giovanni, um dos jovens residentes na favela que participou no projeto, em declarações ao canal TV Brasil.

O sucesso da iniciativa e a atenção concedida pelos meios de comunicação social de todo o mundo motivou o desenvolvimento de um novo trabalho, desta feita em maior escala: Haas & Hahn pretendiam pintar uma favela inteira no centro do Rio de Janeiro, incitando os moradores a pintarem as suas casas de acordo com o padrão desenhado pelos artistas.

O sítio escolhido foi a Praça Cantão da favela de Santa Marta, que agora é uma verdadeira tela de cores vivas. Os turistas, que antes não ousavam entrar ali, agora não se coíbem de parar e admirar a grandiosa obra de arte.  

“A comunidade ganhou vida!”, diz à CNN Edimar Marcelinho Franco, que ajudou a pintar os 34 edifícios envolvidos e que agora é considerado um pintor profissional.

O financiamento foi garantido pela Firmeza Foundation, instituição à qual qualquer pessoa pode doar o montante que entender para a compra de materiais, entre outros. Saiba como contribuir aqui.  

Veja aqui o vídeo sobre a intervenção feita em Vila Cruzeiro.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório