i9magazine

Book in Loop: Partilhar livros escolares

Versão para impressão

A pensar nas inúmeras famílias que, em média, gastam 215 euros ao adquirirem os livros para os seus filhos – num valor total que pode ascender aos 2500 euros se considerarmos os 12 anos de escolaridade obrigatória – surgiu, em janeiro deste ano, a Book in Loop.

Esta plataforma online dedica-se à compra e venda de livros usados com o objetivo principal de ajudar à poupança familiar.

Mas então como é que os encarregados de educação podem poupar? João Parreira, um dos fundadores, explica: “uma pessoa regista-se – indica o ano e a escola em que os filhos andaram no ano letivo de 2015/2016. De acordo com essa informação, a plataforma vai-lhe sugerindo os livros que tem em casa para poder vender, que são os livros que essa escola adotou no ano letivo terminado. O utilizador seleciona os livros que quer vender, a plataforma indica os quatro pontos de recolha mais próximos, ou o utilizador pode solicitar uma recolha ao domicílio – com um custo acrescido de seis euros, ou pode enviar para a morada que está indicada na plataforma. A seguir imprime uma guia de transporte que a plataforma gera e entrega-a, em conjunto com os livros, no ponto de recolha mais próximo”.

Captura de ecrã 2016-08-23, às 15.26.53E agora o leitor pergunta: onde se situam esses pontos de recolha? Com uma cobertura nacional em pleno, a Book in Loop tem mais de 330 locais onde pode entregar os livros usados, entre supermercados Lidl e lojas aderentes da Repsol e Alves Bandeira.

Após o registo e recolha de manuais – que decorreu até dez de agosto – os livros “passam por um processo de triagem e controlo de qualidade, cujos padrões são definidos pela Universidade de Aveiro. Se os livros cumprirem os critérios vão estar aptos para venda. Nessa altura a pessoa recebe um e-mail para colocar o seu NIB e IBAN na plataforma”, acrescentou o responsável.

Sendo posteriormente colocados à venda com 60% de desconto (face ao preço original de cada exemplar), a equipa Book in Loop – composta pelo João, Manuel Tovar e José Pedro, acredita que uma família pode reaver 20% do que gastou no ano anterior ao entregar os livros. Ou seja, ao fazer o “loop completo” – de compra e venda – uma família poderá poupar até 80% nos manuais escolares isto porque se “imaginarmos que nos entregam dez manuais de História do 7º ano – dez ISBN iguais – mas se só vendermos nove livros, repartimos o rendimento desses nove pelas dez pessoas que entregaram o livro. Todos ganham”, refere João Parreira.

Neste momento, a Book in Loop tem mais de dez mil utilizadores registados e, sem conseguirem precisar o número de livros, estimam apenas que se cada um destes utilizadores entregar sete livros, podemos falar de 70 mil manuais recolhidos.Captura de ecrã 2016-08-23, às 15.26.44

A start-up, incubada fisicamente no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, também está presente na Startup Lisboa porque, segundo João, “num projeto destes é necessário atingir outros parceiros e outras metas que só são possíveis de atingir com uma presença em Lisboa e para uma start-up como nós isso tem-se revelado fundamental. Quer para contactar alguns parceiros, mentores e termos também alguma divulgação”.

Este projeto de partilha e reutilização de livros escolares, não só contribui para a poupança das famílias, como também ajuda a Cáritas Portuguesa, angariando fundos para esta instituição.

// www.bookinloop.com

O conteúdo Book in Loop: Partilhar livros escolares aparece primeiro em i9 magazine.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub