Literatura

Bolonha: 40 ilustradores portugueses na Feira do Livro

Mais de 40 ilustradores portugueses vão apresentar a sua obra naquela que é o mais importante evento internacional dedicado à literatura para jovens e crianças - a Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, em Itália.
Versão para impressão
Mais de 40 ilustradores portugueses vão apresentar a sua obra naquela que é o mais importante evento internacional dedicado à literatura para jovens e crianças – a Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, em Itália. 
 
A participação lusa no certame acontece através da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB), que divulgará a mais recente produção literária portuguesa no espaço que lhe está destinado de 24 a 27 de Março.

O mesmo vai ter em destaque a obra da ilustradora Ana Biscaia, que em 2013 conquistou o Prémio Nacional de Ilustração com o livro 'A cadeira que queria ser sofá', de Clovis Levi.
 

Os livros que obtiveram uma menção especial neste prémio – 'Mário de Sá-Carneiro: Antologia Poética', ilustrado por Tiago Manuel, e 'Mar', de André Letria e Ricardo Henriques – também serão mostrados.
 
A DGLAB terá ainda em consulta um conjunto de obras editadas ao longo do último ano e ilustradas por mais de 40 artistas portugueses, assim como vários títulos para a infância que foram traduzidos e editados recentemente noutros países, como Noruega, Colômbia, Coreia do Sul e Sérvia.
 
O evento envolve ainda a realização de negócios de compra e venda de direitos de livros, lançamentos editoriais e exposições de ilustração. 
 
Além da representação oficial de Portugal através da DGLAB, em Bolonha estarão presentes as editoras Planeta Tangerina, Orfeu Negro, Zero a Oito, Pato Lógico Edições e AppGeneration, empresa que cria conteúdos e aplicações digitais na área do livro.
 
No recinto da feira realiza-se uma exposição anual dedicada à ilustração internacional, tendo sido selecionada a ilustradora portuguesa Catarina Sobral, com o livro 'O Meu Avô', editado este ano.
 
A organização da feira premeia ainda os melhores livros publicados ao longo do último ano, colocando-os em destaque tanto no recinto como nas livrarias de Bolonha.
 
'Mar', de André Letria e Ricardo Henriques, recebeu uma menção especial nestes prémios, na categoria de não ficção.
 
Durante a feira são ainda anunciados os vencedores de dois importantes prémios internacionais: o Hans Christian Andersen, para escritores e ilustradores, e o Astrid Lindgren Memorial Award, para a promoção da leitura.
Para o Astrid Lindgren Memorial Award, prémio sueco no valor de 500.000 euros, estão nomeados o escritor António Mota e a editora Planeta Tangerina.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub