Ciência

Boaventura Sousa Santos é premiado nos EUA

Após ter ganho em dezembro o maior prémio científico europeu, o sociólogo português Boaventura Sousa Santos foi agora distinguido com o prémio Harry J. Kalven Jr. 2011, uma distinção atribuída pela "mais prestigiada associação científica da área do d
Versão para impressão
Após ter ganho em dezembro o maior prémio científico europeu, o sociólogo português Boaventura Sousa Santos foi agora distinguido com o prémio Harry J. Kalven Jr. 2011, uma distinção atribuída pela “mais prestigiada associação científica da área do direito e da justiça dos EUA”, anunciou a Universidade de Coimbra (UC).

A Law and Society Association reconhece, assim, o “contributo internacional” da obra académica e percurso científico de Boaventura Sousa Santos, que, segundo o comunicado divulgado pela UC, “trabalhou, criticou e (re)inventou conceitos fundamentais”, como pluralismo jurídico e direitos humanos interculturais.

“Os estudos sócio-jurídicos que levou a cabo em países tão distintos como Moçambique, Colômbia, Angola, Cabo Verde, Brasil (onde ajudou a implementar o Observatório da Justiça brasileiro), Equador ou Bolívia”, além de Portugal, entre outros, demonstram “a sua sempre presente necessidade de articular a reflexão teórica com os estudos empíricos, como forma e método de questionar os próprios resultados, numa assunção clara de uma perspetiva crítica da realidade”, afirma o diretor do Centro de Estudos Sociais (CES) da UC, citado em comunicado.

Doutorado pela Universidade de Yale, em 1973, o sociólogo é catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA) e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick (Reino Unido).

Boaventura Sousa Santos tem sido galardoado com as mais prestigiadas distinções, entre elas o Prémio México de Ciência e Tecnologia 2010, atribuído pela primeira vez a um cientista português.

A Faculdade de Economia de Coimbra anunciou, também já este mês, a criação da cátedra Boaventura de Sousa Santos, na área das Ciências Sociais, em homenagem ao professor jubilado da instituição.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub