Cultura

BN adquire mapa mais antigo do país

Em leilão, a Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, adquiriu um exemplar do mapa mais antigo de Portugal, datado de 1561, da autoria de Fernando Álvares Seco. Este será apenas o segundo exemplar existente no nosso país, de um conjunto conhecido
Versão para impressão
Em leilão, a Biblioteca Nacional de Portugal (BN), em Lisboa, adquiriu um exemplar do mapa mais antigo de Portugal, datado de 1561, da autoria de Fernando Álvares Seco. Este será apenas o segundo exemplar existente no nosso país, de um conjunto conhecido de cerca de 20.

O mapa, explica a BN em comunicado, surge aquando do envio de uma embaixada portuguesa a Roma, após a coroação de D. Sebastião em 1557. O embaixador Lourenço Pires de Távora chegou a Roma dois anos depois e, nessa altura, o latinista e humanista português Aquiles Estaço presenteou o cardeal Guido Sforza com um mapa de Portugal, preparado pelo cartógrafo Fernando Álvares Seco.

Esta é, “a primeira imagem cartográfica que representa Portugal isoladamente e no seu conjunto”, informa a BN, acrescentando que se trata, portanto, de de “um notável tesouro cartográfico”.

O mapa distingue-se por ter uma orientação particular, “com o Oeste no topo”, representando Portugal como a “cabeça” da Europa.

Desconhece-se o paradeiro do mapa original, mas sabe-se que, “a partir dele, Sebastiano di Re gravou e Michele Tramezzino, conhecido editor veneziano, preparou uma versão reduzida (36 x 66 cm), na escala de ca. 1: 1.340.000, impressa em Veneza mas difundida em Roma, com privilégio do Papa e do Senado de Veneza, datada de 20 de maio de 1561”, informa a BN.

O outro único exemplar existente no país integra a coleção do professor Nabais Conde, na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. O exemplar da BN terá sofrido, contudo, “lamentáveis amputações nas margens esquerda e direita do mapa”, de cerca de 16 centímetros.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório