Ambiente

Biólogos lusos descobrem novas espécies marinhas

Em associação com 39 instituições europeias, uma equipa de biólogos da Universidade de Aveiro descobriu trinta novas espécies no oceano profundo. Entre elas encontram-se um coral cor-de-rosa, um pequeno lagostim, 20 crustáceos, quatro bivalves e vári
Versão para impressão
Em associação com 39 instituições europeias, uma equipa de biólogos da Universidade de Aveiro descobriu trinta novas espécies no oceano profundo. Entre elas encontram-se um coral cor-de-rosa, um pequeno lagostim, 20 crustáceos, quatro bivalves e várias minhocas.

Financiado pela Comissão Europeia, o Projeto Hermione já permitiu realizar vinte campanhas pelo Golfo de Cádis, na costa portuguesa, no Mediterrâneo e no Atlântico, com o intuito de estudar alguns dos ecossistemas menos explorados no fundo dos oceanos, como os vulcões de lama.

“O Hermione veio dar continuidade ao trabalho iniciado com o projeto Hermes, cuja investigação se debruçou sobre as dimensões, distribuição, biodiversidade e funcionamento dos ecossistemas. Os estudos que estamos a desenvolver agora têm uma maior incidência sobre a conetividade dos habitats e a compreensão dos impactos provocados pelas alterações climáticas e pelo Homem”, explica a Prof. Marina Cunha, coordenadora da investigação, à assessoria de imprensa da UA.

“O objetivo último é fornecer aos decisores políticos o conhecimento científico necessário para apoiar a governação sustentada dos nossos mares e a conservação desses ecossistemas”, acrescenta a responsável.

Para tal, a equipa de biólogos portugueses tem recorrido a modelos oceanográficos, onde simulam as trajetórias que determinam a dispersão e reprodução de organismos profundos.

O projeto termina em 2012, mas Marina Cunha assegura que a investigação não se esgota aqui e pode abrir novas linhas de pesquisa. Até ao momento, além do registo das 30 novas espécies encontradas, resta descrever 15% das espécies recolhidas.

Acompanhe todos os desenvolvimentos deste projeto aqui.

[Notícia sugerida pela utilizadora Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub