Cultura

Berlim: películas dos anos 30 filmadas em 3D

O realizador australiano Philippe Mora é o responsável pela descoberta fascinante de duas películas filmadas em três dimensões (3D) na Alemanha, antes da II Guerra Mundial, pelo regime nazi, nos anos 30.
Versão para impressão
[Fotografia: a realizadora Leni Riefenstahl]

O realizador australiano Philippe Mora é o responsável pela descoberta fascinante de duas películas filmadas em três dimensões (3D) na Alemanha, antes da II Guerra Mundial, pelo regime nazi, nos anos 30.

Os dois filmes a preto e branco, cada um com trinta minutos de duração, mostram conteúdo de propaganda nazi. Foram descobertos nos Arquivos Federais de Berlim enquanto o realizador pesquisava informação para um documentário que irá realizar sobre como os nazis usavam a imagem para manipular a realidade.

De acordo com a revista Variety, esta é mais uma descoberta para o realizador que no filme “Swastika”, de 1973, mostrou pela primeira vez imagens a cores de um dos vídeos “caseiros” de Hitler com Eva Braun, amante do ditador.

Os filmes agora encontrados foram filmados a 35mm, aparentemente com um prisma à frente de duas lentes”, disse o realizador australiano à “Variety”, que explica que os alemães estavam décadas à frente neste campo, uma vez que que só em meados de 1950 o 3D começou a ser utilizado nos EUA.

“Os filmes foram realizados por um estúdio independente para o Ministério da Propaganda de Goebbels e rotulados como “Raum film”, filmes do espaço, podendo ser por isso que ninguém tenha percebido que eram em 3D”, adiantou à “Variety”, o realizador.

“A qualidade dos filmes é fantástica. Os nazis eram obcecados em gravar tudo e cada imagem era controlada – fazia tudo parte da forma como queriam ganhar o controlo sobre o país e sobre o povo”, explicou Mora.

O realizador que está na Berlinale a promover o seu novo filme fez saber que planeia incluir as filmagens encontradas no seu novo documentário “How the Third Reich Was Recorded” e espera encontrar mais filmagens antigas em 3D.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub