Sociedade

Batismo de mergulho para pessoas deficientes

A Associação Salvador, juntamente com a Disabled Drivers International, vai proporcionar um batismo de mergulho no mar a cerca de 16 pessoas com deficiência motora e paralisia cerebral. A experiência vai decorrer ao largo de Sesimbra, no dia 15 de ag
Versão para impressão
A Associação Salvador, juntamente com a Disabled Divers International, vai proporcionar um batismo de mergulho no mar a cerca de 16 pessoas com deficiência motora e paralisia cerebral. A experiência vai decorrer ao largo de Sesimbra, no dia 15 de agosto.

Antes da saída para o mar, os 16 aventureiros praticaram mergulho em piscina, sempre com o auxílio de instrutores de mergulho especializados, da Disabled Divers International, que se voluntariaram para participar nesta ação.

Salvador Mendes de Almeida é o fundador da Associação Salvador. Na sequência de um acidente de viação, ficou tetraplégico com apenas 16 anos. Sabe, por isso, a grande importância que este tipo de iniciativas representam para pessoas que têm a mesma condição.

“O mergulho dá-me uma enorme sensação de liberdade de movimentos e, por isso, desafio todas as pessoas com limitações físicas a experimentarem”, explica em comunicado oficial da Associação.

Ao site da Associação Salvador, Carlos Nogueira presta o seu testemunho quanto a esta experiência: “Na água somos iguais e vamos todos aos mesmos lugares, sei do que falo porque sou portador de sequelas de poliomielite desde os 14 meses de idade e, acreditem, nunca me tinha sentido tão em pé de igualdade”.

Paulo Silvestre, também com deficiência motora, refere que “estar debaixo de água, num habitat diferente, fez-me amar de novo, querer mais, viver mais além”.

No próximo domingo, dia 15 de agosto, os 16 participantes saem para o mar por volta das 14h30, na embarcação Aquarama, cujo casco é transparente, permitindo ter uma visão panorâmica do fundo do mar. Assim, os convidados do evento poderão observar a descida dos mergulhadores.

Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra e o financiamento do Banco Espírito Santo.  

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório