Sociedade

Barcelos oferece próteses dentárias a carenciados

NULL
Versão para impressão
Em Barcelos, sorrir será mais fácil para aqueles que, ao longo dos anos, não tiveram acesso aos necessários cuidados de saúde oral. Graças ao projeto autárquico “Barcelos a Sorrir”, que conta com o apoio de algumas clínicas dentárias, um grupo de cidadãos carenciados está a receber próteses dentárias gratuitamente.
 
Neste momento já aderiram ao projeto quatro clínicas – a Clínica João Pimenta; a Walter Júnior, a New-Dente e a Clínica Praça da Matriz. Segundo explica João Faria, do departamento de comunicação da autarquia, estas clínicas disponibilizam “uma prótese dentária por mês e demais tratamentos necessários à sua colocação, gratuitamente”.
 
Além de aumentar a saúde oral destes cidadãos – uma área na qual o Serviço Nacional de Saúde não dispõe de serviços adequados – esta medida pretende ajudar, desta forma, a “inserção social” dos nove utentes que até ao momento beneficiam do serviço, promovendo a sua autoconfiança e auto-estima.
 
“A reação dos beneficiários tem sido muito satisfatória, não só melhoraram a sua saúde oral, como conquistaram uma nova imagem que lhes permite obter uma atitude mais positiva de si mesmo e em relação aos outros, reafirmando a sua autoestima e segurança”, explica João Faria. “Podemos dizer que esta população melhorou de uma forma geral a sua qualidade de vida”, acrescenta.

As clínicas que aderem ao projeto fazem-no de forma completamente gratuita sem receber qualquer contrapartida financeira da autarquia. “Importa referir que a responsabilidade social das entidades locais assume aqui um papel fundamental e decisivo, pois sem elas nada disto seria possível”, sublinha João faria.

Além do projeto “Barcelos a Sorrir”, a autarquia de Barcelos estabeleceu também, recentemente, um protocolo com um cabeleireiro local – a Mize-Cabeleireiros – que visa apoiar a população mais desfavorecida, numa área que, “apesar de não ser prioritária”, constitui “um reforço do trabalho de ação social”.
 
A autarquia não tem outros projetos semelhantes previstos para breve, “mas o Pelouro de Ação Social e Saúde Pública está atento às necessidades que vão surgindo e está disponível para estabelecer novas parcerias nestas ou noutras áreas que considere relevantes para os barcelenses”, conclui o responsável.

[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório