Ambiente

Baleia recebe prótese para tratar desvio na espinha

NULL
Versão para impressão
Veterinários do parque aquático SeaWorld, na Flórida, desenvolveram uma prótese ortopédica para ajudar uma baleia que sofre de escoliose: um desvio na espinha que a impede de nadar normalmente.

Para tentar tratar este desvio, os peritos do SeaWorld trabalharam com a norte-americana Jewett Orthopaedic Clinic e criaram uma prótese feita à medida e passível de ser ajustada lentamente ao longo do tempo. Agora, o equipamento tem sido utilizado pela baleia, batizada “300”, durante as sessões diárias de fisioterapia a que é submetida.

O objetivo é conseguir fazer com que a prótese ajude a endireitar a espinha e a cauda do animal, permitindo-lhe recuperar a mobilidade e voltar a nadar sem problemas.

Jon Peterson, um dos membros da equipa do SeaWorld, explicou, através de uma nota de imprensa, que “é muito cedo para saber se a prótese irá funcionar” mas que os especialistas envolvidos manterão “o compromisso de fazer tudo o que for possível para ajudar no tratamento da baleia”.

A “300” foi uma das 20 baleias que deram à costa na Flórida no início de Maio e, uma vez que se encontrava demasiado frágil para regressar ao mar, foi acolhida num centro de recuperação.

Ainda de acordo com o Seaworld, esta foi a primeira vez que uma prótese ortopédica foi usada numa baleia destas dimensões.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório