Sociedade

Baixo Tâmega cria 200 empregos até 2014

Até 2014 a região do Baixo Tâmega vai criar cerca de 200 postos de trabalho a partir de 94 projetos de desenvolvimento rural. As iniciativas, públicas e privadas, são apoiadas pelo PRODER.
Versão para impressão
Até 2014 a região do Baixo Tâmega vai criar cerca de 200 postos de trabalho a partir de 94 projetos de desenvolvimento rural. As iniciativas, públicas e privadas, são apoiadas pelo PRODER.

De acordo com a Agência Lusa, o PRODER, Programa de Desenvolvimento Rural, comparticipou, com 7,6 milhões de euros, vários projetos capazes de gerar cerca de duas centenas de empregos. Os apoios destinam-se, sobretudo, a projetos de turismo e desenvolvimento rural, entre os quais restaurantes e alojamento, valorização do património, zonas de lazer e equipamentos sociais.

As iniciativas vão decorrer em seis concelhos da zona do “Douro Verde”: Amarante, Marco de Canaveses, Baião, Cinfães, Resende e Penafiel. Amarante teve 19 projetos aprovados, com um investimento de 2,6 milhões de euros. Seguem-se os concelhos de Baião, com 18 projetos, e Marco de Canaveses, com 10.

Telmo Pinto, responsável pela ação, destaca o papel dos projetos não só na criação dos cerca de 200 postos de trabalho, mas também na dinamização das economias locais e na promoção das potencialidades do território. “Estes projetos apresentam ações de valorização do território, tornando-o mais atrativo”, frisou.

Entre os beneficiados pelos apoios estão, além de empresas e instituições de solidariedade social, outros projetos apresentados por entidades públicas, nomeadamente municípios, associações de municípios e juntas de freguesia. A maior obra será a ampliação do lar de idosos de Santa Cruz do Douro, em Baião, cujo investimento ronda os 400 mil euros.

A Dolmen, Cooperativa de Formação, Educação e Desenvolvimento do Baixo Tâmega, é a entidade responsável pela análise dos projetos enviados ao PRODER. Este foi o segundo pacote de candidaturas aprovado pela instituição, depois do primeiro concurso ter decorrido ainda em 2010.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub