Ambiente

Bactérias transgénicas podem ajudar a limpar águas

NULL
Versão para impressão
As bactérias transgénicas podem ajudar na limpeza de águas contaminadas com mercúrio, um metal extramamente tóxico para humanos e animais. A conclusão é de um estudo da Universidade Interamericana de Porto Rico.

Segundo a pesquisa, as bactérias transgénicas (organismos geneticamente modificados) são capazes de proliferar numa solução que contém 24 vezes a dose de mercúrio que é considerada mortal para as bactérias comuns. Estas bactérias têm ainda a capacidade de absorver, em cinco dias, 80% do mercúrio contido no líquido.

Assim, estes organismos podem limpar as águas contaminadas com mercúrio e ainda recuperar este produto para ser utilizado em novas aplicações industriais.

O estudo, coordenado por Oscar Ruiz, fornece uma alternativa às dispendiosas técnicas de descontaminação que são hoje utilizadas.

Dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente revelam que a indústria química e da mineração liberta 6.000 toneladas de mercúrio para o meio ambiente. Esta substância, extremamente tóxica, pode entrar facilmente na cadeia alimentar e afetar várias espécies, incluindo a nossa.

Clique AQUI para aceder à introdução deste estudo da Universidade Interamericana de Porto Rico.

[Noticia sugerida por Maria Manuela Mendes, Teresa Teixeira e Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório