Gastronomia

Azeites portugueses vencem 22 medalhas nos EUA

Os azeites portugueses conquistaram 22 medalhas no concurso mundial "New York Internacional Olive Oil Competition 2013", em Nova Iorque. As marcas nacionais receberam 16 medalhas de ouro e seis medalhas de prata, que as colocam entre as melhores do m
Versão para impressão
Os azeites portugueses conquistaram 22 medalhas no concurso mundial “New York Internacional Olive Oil Competition 2013”, em Nova Iorque. As marcas nacionais receberam 16 medalhas de ouro e seis medalhas de prata, num evento que todos os anos procura distinguir os melhores azeites do globo.

Mais de 700 participantes internacionais concorreram ao título dos “Melhores Azeites de 2013”, atribuído no final do concurso a 261 azeites. Os candidatos foram avaliados por chefes de cozinha, críticos e consumidores “que conhecem o valor dos azeites virgem extra de alta qualidade”, explica a organização no seu site oficial.

As 22 medalhas nacionais foram atribuídas a um total de 14 produtores portugueses. Em destaque esteve a empresa de Victor Guedes, responsável pela produção dos azeites Gallo, que recebeu três medalhas de ouro com os azeites “Reserva”, “Grande Escolha” e “Colheita Luar”.

O grupo Sovena recebeu também duas medalhas de ouro e uma de prata, graças à produção do “Oliveira da Serra Vintage”, “Olivari Gold Selection” e do “Andorinha Vintage”, respetivamente.

O produtor alentejano Herdeiros Passanha recebeu também uma tripla distinção, com uma medalha de ouro e duas de prata. O “Quinta de São Vicente Colheita Premium” recebeu o prémio mais alto, acompanhada pelos azeites de prata “Quinta de São Vicente” e “Dom Diogo”.

Os produtores Monterosa e Riazor receberam ambos duas medalhas de ouro. “Monterosa Picual”, “Monterosa Maçanilha”, pela primeira casa, e “Torrejano” e “Paço dos Infantes” pela segunda.

Entre as restantes nove medalhas destacam-se os seis prémios de ouro, para a Casa Anadia, Casal da Cotovia, SEGA, SAOV, Sociedade Agrícola do Conde e Jerónimo Pedro Mendonça de Abreu e Lima.

Os produtores Gonçalo Silva, Monte de Portugal e Preciosa Carvalhana e Filhos receberam, cada um, uma medalha de prata pelos azeites que levaram ao concurso mundial.

Clique AQUI para consultar a lista dos “Melhores Azeites do Mundo de 2013”.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub