Negócios e Empreendorismo

Avis: Legumes e Frutas do produtor ao consumidor

NULL
Versão para impressão
São vegetais e frutas comercializados diretamente do produtor ao consumidor, com o objetivo de combater a desertificação do meio rural e, ao mesmo tempo, incentivar o setor da microeconomia local. Esta é uma iniciativa da Associação para o Desenvolvimento Rural e Produtos Tradicionais do Concelho de Avis – ADERAVIS, que tem como título “Vamos à Horta”.

A iniciativa foi dinamizada por um grupo de cerca de 30 agricultores, na sua maioria hortelãos em idade avançada, que decidiram disponibilizar os excedentes produzidos nas suas hortas para comercialização em pequenos cabazes, informa o comunicado da autarquia de Avis.

Os agricultores, que não pertencem a qualquer Organização de Produtores de Frutas e Produtos Hortícolas, produzem legumes e frutas recorrendo a técnicas de produção e a práticas de gestão de cultivo respeitadoras do ambiente.

Da colheita ao cabaz

As frutas e legumes são colhidos diariamente das hortas deste grupo de hortelãos. Depois são lavados e tratados, passando então para os cabazes que seguem diretamente para as mãos dos consumidores de Avis.

Cada cabaz contém produtos como couves, batata, grão-de-bico feijão, ervas aromáticas, marmelos, abóboras, entre outros.

Os cabazes têm um preço fixo de 10 euros e podem ser entregues uma vez por semana, por quinzena ou por mês, conforme o desejo dos compradores.

Os produtos são sazonais e têm um “valor abaixo do praticado pelo mercado, uma vez que são comercializados diretamente com o consumidor, sem a figura do intermediário”, diz o comunicado da autarquia.

Este projeto é uma iniciativa da ADERAVIS e foi viabilizado pelo Município de Avis e pela Freguesia de Avis. Quem pretender adquirir estes produtos basta deslocar-se à sede da associação, que se localiza nas antigas instalações do Colégio Velho, ou na Unidade de Desenvolvimento Económico, Qualidade e Ambiente, do Município de Avis.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório