Mundo

Ave dança ao ritmo de música e espanta cientistas

NULL
Versão para impressão

Snowball, uma catatua do sexo masculino, está a levar os cientistas a reavaliar os dados existentes sobre inteligência aviária. Esta ave de 13 anos consegue dançar com ritmos diferentes ao som de música rock e pop.

A habilidade de Snowball para a dança tornaram esta ave uma estrela da internet e está a obrigar os cientistas a pôr em causa a teoria de que os humanos são os únicos animais com noções de ritmo.

Investigadores da Universidade de Neurociências de San Diego, nos EUA, avaliaram as danças de snowball para medir até que ponto esta ave mantém de facto um ritmo sincronizado com música. O estudo provou que o ritmo da música e os passos de dança de snowball estão de facto ligados.

“Conseguimos provar que, se a música acelerar ou desacelerar, ele adapta o ritmo da sua dança para se sincronizar com a batida”, explicou à imprensa Aniruddh Patel, do Instituto de San Diego. “Fiquei espantado, nunca tinha visto nada assim na minha vida”, acrescentou.

Snowball é um fenómeno porque parece ser o primeiro bicho do reino animal, para além dos humanos, a conseguir esta proeza. Muitos animais reagem a estímulos musicais, mas nenhum, para além dos humanos, consegue manter e coordenar o ritmo.

Os dotes artísticos de Snowball já lhe valeram o casting para o anúncio de uma cadeia alimentar norte-americana, onde aparece a dançar uma música com ritmo reggae.

Veja, clicando no link acima, um vídeo de Snowball dançando ao ritmo da música dos Queen's “Another One Bites The Dust”.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório