Ciência

Australopiteco já manuseava utensílios

Investigações realizadas na região de Hadar, na Etiópia, vêm sugerir que a utilização de utensílios por parte dos nossos antepassados terá ocorrido 800 mil anos mais cedo do que as provas científicas anteriores indicavam. A descoberta foi publicada n
Versão para impressão
[Foto: © Dikika Research Project]

Investigações realizadas na região de Hadar, na Etiópia, vêm sugerir que a utilização de utensílios por parte dos nossos antepassados terá ocorrido 800 mil anos mais cedo do que as provas científicas anteriores indicavam. A descoberta foi publicada na revista científica Nature, esta quinta-feira.

É possível que o Australopithecus afarensis – a espécie de hominídeo a que pertence a famosa Lucy – já se alimentasse de carne e manuseasse utensílios para a cortar e raspar dos ossos dos animais.

Pelo menos, é o que acreditam os investigadores que encontraram, na Etiópia, fósseis de ossos de uma vaca e de uma cabra, assentes em estratos com cerca de 3,4 milhões de anos e com marcas de cortes feitas por utensílios de pedra.

“A única espécie de hominídeo que conhecemos nesta região de África, neste período, é o Australopithecus afarensis, por isso pensamos que foi esta espécie que inflingiu as marcas de corte nos ossos”, disse em comunicado Zeresenay Alemseged, um dos autores do artigo publicado na Nature e investigador da Universidade da Califórnia.

“Com utensílios de pedra na mão, as carcaças de animais tornar-se-iam uma fonte de carne mais apetecível. Este tipo de comportamento encaminhou-nos para duas das caraterísticas que mais tarde definiram a nossa espécie – comer carne e produzir utensílios para uso”, acrescentou Shannon McPherron, outra das autoras, do Instituto Max Planck, em Leipzig.

O Australopithecus afarensis vagueou pela África Oriental entre há 3,85 e 2,95 milhões de anos. A 300 metros do local onde estavam os ossos, já tinha sido descoberto um esqueleto bem preservado desta espécie.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório