Ciência

Australopiteco já andava como o homem moderno

A partir do estudo do fóssil de um único osso do pé com cerca de 3.2 milhões de anos, encontrado na Etiópia, um grupo de cientistas provou que o australopiteco já possuía uma estrutura anatómica adaptada à deslocação bípede tal como o homem moderno,
Versão para impressão
A partir do estudo do fóssil de um único osso do pé com cerca de 3.2 milhões de anos, encontrado na Etiópia, um grupo de cientistas provou que o australopiteco já possuía uma estrutura anatómica adaptada à deslocação bípede, tal como o homem moderno, revela um estudo publicado na revista Science.

O fóssil, encontrado há onze anos, em Haida, no Sudão, corresponde ao quarto dos cinco ossos que compõem o metatarso e que no pé faz a ligação entre os ossos do calcanhar e dos dedos. Este “é o elemento chave ao longo da coluna lateral do pé que difere os símios superiores dos humanos”, indica o estudo.

É a primeira vez que os cientistas descobrem este osso da espécie Australopithecus afarensis em bom estado de conservação. O seu estudo permitiu verificar que o osso é arqueado como na espécie humana moderna.

“O facto de sabermos agora que a Lucy e os seus parentes tinham o pé arqueado, muda toda a perceção que tínhamos acerca da espécie em relação ao seu habitat, hábitos alimentares e à forma como evitavam os seus predadores”, disse ao jornal The Guardian a autora principal da investigação, Carol Ward.

“O desenvolvimento da dobra do pé foi fundamental para a evolução da condição humana, porque significa que houve uma desistência na utilização do dedo grande do pé para agarrar os ramos das árvores, o que mostra que os nossos antepassados finalmente trocaram a vida nas árvores pela vida terrestre”, explica a professora da Universidade de Misouri-Columbia.

A espécie Australopithecus afarensis, da qual “Lucy” é o mais célebre exemplar, viveu na região este de África há mais de três milhões de anos.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub