Ambiente

Austrália vai criar maior parque marinho do mundo

NULL
Versão para impressão
O governo australiano anunciou na passada sexta-feira que pretende criar aquele que será o maior Parque Marinho do Mundo, de forma a proteger uma vasta área do Mar de Coral. Além da proteção de várias espécies animais e do coral, esta medida pretende assegurar a preservação de vários navios afundados naquela zona durante a Segunda Guerra Mundial.

O plano foi divulgado pelo ministro do ambiente, Tony Burke, que disse que o parque terá uma dimensão equivalente ao tamanho da França e Alemanha juntas, escreve o The Guardian. Este parque vai ajudar a proteger os peixes, os recifes de coral e zonas de nidificação de aves marinhas e da tartaruga verde.

“A importância ambiental do Mar de Coral reside na diversidade dos recifes de coral, ilhotas de areia, planícies do mar profundo e canyons”, disse Tony Burke. “Contém mais de 20 exemplos significativos de recifes tropicais isolados, areia, e ilhas”, cita o The Guardian.

O Parque Marinho será abrangido pela zona económica da Austrália e os seus limites devem ser definidos num prazo de 90 dias pelo governo. Além da riqueza natural, o Mar de Coral possui também uma elevada riqueza arqueológica, já que se encontram afundados na região os restos navais da Batalha do Mar de Coral, disputada entre japoneses, norte-americanos e australianos em 1942.

Assim que oficialmente criado, o parque irá ocupar o lugar do “Great Chagos Bank”, a atual maior reserva do mundo, localizada no Arquipélago Chagos, no Oceano Índico.

[Notícia sugerida por Vitor Fernandes] 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório