Negócios e Empreendorismo

Austrália: Encontrado diamante rosa de 13 quilates

Batizado de "Argyle Pink Jubilee", este diamante tem cerca de 13 quilates e será o maior, mais raro e mais valioso diamante rosa encontrado até hoje na Austrália. A empresa mineira anglo-australiana Rio Tinto anunciou a descoberta, esta quinta-feira,
Versão para impressão
Batizado de “Argyle Pink Jubilee”, este diamante tem cerca de 13 quilates e será o maior, mais raro e mais valioso diamante rosa encontrado até hoje na Austrália. A empresa mineira anglo-australiana Rio Tinto anunciou a descoberta, esta quinta-feira, no seu site oficial.
 
Esta pedra, de tom rosa claro, tem precisamente 12,76 quilates e foi descoberta numa mina de diamantes da região de Kimberley. 
 
Josephine Johnson, gestora da Rio Tinto e responsável por mais de 90% dos diamantes rosa do mundo, refere em comunicado de imprensa que “um diamante deste calibre não tem precedentes. Foram precisos 26 anos para o descobrir e talvez nunca se volte a encontrar algo semelhante”.
 
Richard How Kim Kam, polidor de diamantes há 25 anos, já começou a cortar e a polir o diamante, tarefa que o especialista estima demorar 10 dias. “Vou ter muito cuidado. Sei que o mundo estará atento”, disse o polidor à Rio Tinto.
 
A empresa Rio Tinto adianta que o diamante passará pela avaliação por uma equipa internacional de peritos e será exposto antes de ser vendido no final do ano. Os diamantes rosa de grande dimensão tendem a acabar em exposições de museus, casas de leilões ou casas reais.
 
O jornal australiano Herald Sun já adiantou que o valor do diamante não será inferior a 10 milhões de dólares australianos (cerca de oito milhões de euros). No entanto, “é muito difícil avaliar uma pedra ainda no bruto (…) depende do seu tamanho depois de cortada e polida”, explica Chin Yeow Quek, da leiloeira Sotheby, à Rio Tinto.
 
Os peritos dizem que o tom desta pedra faz recordar o diamante rosa (Williamson Pink de 24 quilates) oferecido à rainha Isabel II, no seu casamento, pelo duque de Edimburgo em 1947.

Clique AQUI para ler o artigo original da Rio Tinto.

[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório