Mundo

Aumentam trocas comerciais entre China e CPLP

A retoma económica começa a dar os primeiros passos positivos. Um sinal deste facto foi o aumento das trocas comerciais entre a China e os países Lusófonos, que segundo o Gabinete de Apoio ao Secretariado Permanente do Fórum Macau, atingiu os 99 por
Versão para impressão
A retoma económica começa a dar os primeiros passos positivos. Um sinal
deste facto foi o aumento das trocas comerciais entre a China e os
países Lusófonos, que segundo o Gabinete de Apoio ao Secretariado
Permanente do Fórum Macau, atingiu os 99 por cento em fevereiro.

Segundo os mesmos dados, aquele país asiático comprou aos PALOP produtos no valor de cerca de 5,5 mil milhões de euros; por outro lado, os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa compraram 2,7 mil milhões de euros de produtos chineses, números que traduzem um aumento de 131 por cento e 57 por cento, respetivamente.

Além dos PALOP, o Brasil é o principal parceiro lusófono da China, com um volume de trocas de cinco mil milhões de euros.

Dentro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Portugal ocupa o terceiro lugar como parceiro comercial da China, logo a seguir a Angola, com um volume de trocas comerciais de 321 milhões de euros.

Deste total, 250 milhões correspondem a compras feitas ao país asiático, sendo os restantes 70 milhões correspondentes a produtos portugueses vendidos à China. Estes valores representam aumentos de 26 e de 74 por cento, respetivamente.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório