Sociedade

Auditoria de Cidadãos vai investigar dívida pública

NULL
Versão para impressão
Realizou-se, este sábado, a primeira Convenção da Iniciativa para uma Auditoria Cidadã à Dívida Pública, nascida pela mão de cidadãos portugueses de diversas áreas que pretendem dar a conhecer a origem e composição das várias parcelas da dívida pública portuguesa.
 
Sob o lema “Ver para Agir”, a Auditoria Cidadã foca-se na análise da origem dos compromissos assumidos por Portugal com o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Central Europeu (BCE) e a União Europeia (UE).
 
A Convenção inaugural decorreu em Lisboa, no Teatro S. Jorge, e juntou mais de 700 pessoas, que se reuniram para discutir a estratégia que servirá de base à Auditoria Cidadã. Na reunião foi eleita uma comissão auditora, composta por 44 membros, e foi redigida e aprovada uma resolução com as linhas que definem o projeto. 
 
O objetivo é “realizar um trabalho rigoroso de pesquisa – compilando e interpretando dados já públicos e outros que se tornem públicos a partir de agora – com vista ao esclarecimento urgente da sociedade portuguesa sobre as características de uma dívida que se tornou central na nossa vida coletiva”, pode ler-se no site da iniciativa. 
 
O economista José Carlos Caldas, um dos nomes associados à Auditoria Cidadã, frisou, por ocasião da Convenção, que a partir de agora “a história da dívida começa a ser contada de outra forma”, já que onde imperava “a inevitabilidade do serviço da dívida sobre todas as outras obrigações do Estado, a falta de rigor e o cinzentismo das contas” passará a existir “transparência, clareza e informação”.
 
A Iniciativa por uma Auditoria Cidadã conta já com mais de duas dezenas de apoios internacionais, a título individual e coletivo, entre eles a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento, o Departamento das Nações Unidas para Assuntos Económicos e Sociais, o Instituto de Formação e Investigação das Nações Unidas ou ainda o Conselho Económico e Social das Nações Unidas. 
 
A nível nacional, conta o site da Auditoria Cidadã, “mais de mil cidadãs e cidadãos deram já o seu voto a esta iniciativa”, inspirada por ações semelhantes lançadas em países como a Grécia ou a Irlanda.

Clique AQUI para aceder à Resolução da Iniciativa para uma Auditoria Cidadã à Dívida Pública.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório