Sociedade

Atribuição de novas hortas comunitárias em Gondomar

A Câmara Municipal de Gondomar vai disponibilizar, a particulares interessados em praticar a agricultura biológica e a compostagem, novas parcelas de terreno, no âmbito do projeto ?Horta à Porta?.
Versão para impressão
A Câmara Municipal de Gondomar vai disponibilizar, a particulares interessados em praticar a agricultura biológica e a compostagem, novas parcelas de terreno, no âmbito do projeto “Horta à Porta”. Desde o arranque do projeto já foram atribuídos 68 talhões de terra.
 
O projeto “Horta à Porta” é totalmente gratuito para o cidadão e disponibiliza parcelas de terreno públicas com áreas médias de 25 metros quadrados, vedadas e com água para rega. 

Já foram atribuídos 68 talhões nas duas “Hortas à Porta” existentes no concelho de Gondomar mas, em função da elevada procura, a Câmara de Gondomar informa que vai alargar o terreno disponível.

O projeto “Horta à Porta”, no Município de Gondomar, está a ser desenvolvido em dois locais: Quinta do Passal e Teixeira Lopes, ambos situados em Valbom. Pode candidatar-se ao projeto qualquer cidadão, residente no concelho de Gondomar, que pretenda ter uma horta biológica para produção de bens para consumo próprio. 

 
Em comunicado, a autarquia de Gondomar salienta que “este projeto assume cada vez mais importância pois a atividade agrícola, na forma de hortas comunitárias, tem um enorme potencial sociocultural e contribui para a qualidade de vida das populações ao apoiar as famílias na sua subsistência e na ocupação de tempos livres, ou mesmo como ocupação tempo inteiro em caso de desemprego”. 
 
O projeto “Horta à Porta”, desenvolvido pela Lipor Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, surgiu em 2003 devido à necessidade de articular a disponibilidade de várias entidades numa rede, que viabilizasse uma estratégia para a Região do Grande Porto no domínio da compostagem caseira, na criação de hortas e na promoção da agricultura biológica. 
 
Para obter mais informações contacte a autarquia através do email ambiente@cm-gondomar.pt ou do telefone 224 662 650. 

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub