Sociedade

Associação ajuda mulheres a conseguir emprego

NULL
Versão para impressão
Ajudar as mulheres a recuperarem a sua autoestima e acreditarem nas suas capacidades profissionais é o principal objetivo da associação internacional Dress for Success, que no próximo mês de Dezembro chega finalmente a Portugal. Esta associação está espalhada por 75 cidades em todo o mundo e já ajudou mais de 500 mil mulheres a alcançar sucesso profissional.
 
Foi pela mão de Fernanda Machado que a Dress for Sucess chegou ao nosso país. Depois de ver uma reportagem sobre a associação no programa da Oprah, Fernanda não hesitou em candidatar-se a avançar com a estrutura em Portugal.
 
Após cerca de 18 meses de trabalho exaustivo e de passar por várias etapas, Fernanda foi informada, no fim de Maio deste ano, que a sua candidatura tinha sido aceite. “Foi o máximo da felicidade. Nem queria acreditar que tinha conseguido realizar o meu sonho de ajudar as mulheres a melhorarem o seu nível de vida profissional e familiar”, confessou ao Boas Notícias.
 
Desde aí, Fernanda tem andado a preparar tudo para a inauguração oficial da associação. A partir de Dezembro, a associação, cuja sede será na freguesia de São José, já vai estar apta para começar a ajudar as primeiras mulheres.
 
Às candidatas que forem aceites, e numa primeira etapa, a Dress for Success oferece as roupas adequadas para serem bem-sucedida numa entrevista de emprego. Depois, quando a candidata consegue o seu emprego, a associação oferece-lhe ainda “um enxoval de vestuário completo para que possa estar sempre à altura dos desafios do seu trabalho”.
 
Segunda fase: crescimento profissional
 
Mas o trabalho na associação não se fica pela imagem exterior. Para além de uma imagem renovada, que promove a autoconfiança e a autoestima destas mulheres, o programa da Dress for Success prevê uma segunda fase de acompanhamento conhecida como “Programa de Crescimento Profissional (Professional Woman´s Group)”.
 
Nesta fase, explica Fernanda, a associação oferece formação para que as mulheres possam crescer no mercado de trabalho, oferecendo ferramentas nas seguintes áreas: consultoria de imagem, gestão do tempo, gestão do dinheiro, como se manter em forma, noções de recursos Humanos de empresas, noções de hierarquias, formação de programas computadores e internet, entre outros. Todos os formadores destas ações são voluntários enviados pelos parceiros da Dress for Success.
 
A partir de Dezembro, quando abrir as portas, a associação pretende apoiar o maior número de mulheres possível, desde que estejam ativamente à procura de uma oportunidade no mercado de trabalho. As candidatas podem ir ter à associação por iniciativa própria ou através do Centro de emprego, de uma empresa de trabalho temporário, de empresas de trabalho temporário ou instituições de apoio social.
 
Voluntariado e o apoio da comunidade
 
Sem qualquer financiamento interno ou externo oficial, a Dress for Sucess conta com o apoio da própria sociedade para concretizar os seus objetivos. “As roupas que oferecemos para as entrevistas de emprego são doadas por parceiros empresariais ou privados. Também recebemos roupa em segunda mão e roupas novas de lojas ou grandes superfícies no final de coleção”, explica Fernanda Machado. 
 
De resto, toda a ação da associação é baseada no trabalho de voluntariado. Neste momento a associação procura voluntários para várias áreas. Quem quiser participar pode inscrever-se diretamente na página www.dressforsuccess.org/lisbon. A associação procura também empresas que acreditem no projeto e queiram ajudar a nível institucional ou financeiro.
 
O cidadão comum também pode ajudar através da doação de donativos ou de roupa. “A roupa que já não utiliza e que só ocupa espaço no seu armário poderá ser uma peça fundamental para outra mulher se sentir mais forte e mais confiante numa entrevista de emprego”, alerta Fernanda Machado.

Clique AQUI para visitar a página da Dress for Success Portugal e AQUI para visitar o Facebook.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub